Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ainda resta o humor

PUBLICIDADE

Por José Renato Nalini
Atualização:
José Renato Nalini. FOTO: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Foto: Estadão

Razões para deixar o brasileiro apavorado, com pesadelo até enquanto acordado e de mal com o mundo, são abundantes. A pandemia agravou e intensificou todos os problemas preexistentes. E não eram poucos.

PUBLICIDADE

A esperança de requalificar a educação, única chave para a reforma estrutural da Nação, esvai-se por falta de projeto e de vontade. Prevalece a certeza de que o fosso a separar os afortunados e os despossuídos aprofunda-se e alarga-se. Chegará a ser intransponível.

O Brasil inteligente e lúcido não reage à deliberada destruição da natureza, que acontece, bem orquestrada, em nível macro e em nível micro. Extingue-se o tesouro inexplorado, antes mesmo de o conhecermos e de identificarmos sua abrangência. Exaure-se a potencialidade de ganhos, cada vez mais urgentes, para um País que multiplica seus miseráveis.

Ainda assim, não se queimem, junto com a floresta e o pantanal, as reservas éticas resilientes e que habitam consciências privilegiadas. Os seres mais sensíveis são os que mais sofrem. Mas a excelência moral não pode ser triste. É uma espécie de comédia, um espírito festivo que vacina os que resistem contra o puritanismo carrancudo.

O bom humor é a terapia possível diante de tanta idiotice multiplicada à enésima potência, mercê da capacidade incrível do reino web. Pensadores do século XVIII já enxergavam a jovialidade como um valor tão considerável como a compaixão. E detectavam uma afinidade entre as duas.

Publicidade

Um filósofo esquecido, mas que influenciou vários outros que o suplantaram em celebridade, Hutcheson, considerava o riso uma forma de solidariedade humana, posto que "nos comprazemos em provocar hilaridade nos outros, assim como apreciamos a conversa prazerosa animada pelo riso moderado".

O riso é um modelo de virtude, porque espontâneo. Ocorre por si mesmo. E perante a mediocridade que se disseminou em terrae brasilis, já que não existe o Stanislaw Ponte Preta para acrescentar vários volumes ao seu FEBEAPÁ (Festival de Besteiras que Assola o País), prestigiemos os humoristas. Quanta coisa engraçada eles produzem e divulgam pelas redes. E que mágicos são os chargistas, cujos traços conseguem traduzir verdadeiros tratados sobre a ignorância que grassa!

Hobbes também cuidou do riso, mas com aquele pessimismo que o caracteriza e que se atribui à atormentada gestação de sua genitora. Para ele, o humano zomba dos menos afortunados e seu humor está a serviço do poder, em vez de ser um fim em si. Freud, com seu livro de chistes, levou o riso a sério.

O riso serve ainda para desmistificar os pretensiosos, os de cuja boca suja só saem impropérios, surgidos não se sabe como de uma cabeça vazia. O cômico permite que os intelectuais suportem o ridículo, sem se abaterem. Sabem que cada qual oferece aquilo que tem, aquilo que lhe vai n'alma. Aceitam o vômito insano, gerado numa bílis contaminada de ódio, como sinal do imaginário. Essa dimensão da vida humana em que a comunhão com os outros é instantânea e intuitiva, pese embora a figadal distinção entre espíritos elevados e expressões do mais inferiorizado primitivismo.

O humor ameniza a revolta. Suscita pensamentos como os de Cristo: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem!". Indignar-se não faz a tolice recolher-se à sua insignificância. É urgente preservar o bom humor, pois na concepção de Hutcheson, "o humor é um eco do reino de Deus na Terra".

Publicidade

O raivoso é alguém desprovido do divino, nada obstante possa abusar da invocação a Deus. Instintos maldosos, zombeteiros, sarcásticos e amargos são próprios a seres infelizes. A tradição cristã é pródiga a proclamar que "um santo triste é um triste santo".

PUBLICIDADE

A alegria contaminava seres superiores como Francisco de Assis, a encontrar fraternidade em tudo, seres e entidades, natureza e morte. Enquanto isso, os adeptos a fundamentalismos religiosos, de todas as confissões, transmitem a ideia de um Deus vingativo, cruel e justiceiro.

Outra lição servível a preservar o bom humor em tempos bicudos, neste 2020 que foi um ano horribilis, é a de Teresa D'Ávila, Doutora da Igreja, que nos legou o "tudo passa, só Deus não passa!".

O Criador, para todos os que não se satisfazem com a explicação de que tudo nasceu de uma explosão, mas entendem mais compreensível a versão do design inteligente, por certo reservará a este povo sofrido, sacrificado e espoliado, melhores dias, tempos menos trágicos.

Só que o ensinamento cristão impõe responsabilidade à criatura. Não basta lamentar, blasfemar, reclamar e amaldiçoar. É preciso reagir. Pequenas atitudes, em escalas aparentemente ínfimas, se uníssonas em seu propósito, são capazes de imensa transformação.

Publicidade

Não se desespere, portanto. Mantenha espírito elevado. Ria. Gargalhe. Tudo vai passar.

*José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e presidente da Academia Paulista de Letras - 2019-2020

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.