PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

AGU defende PF à frente de delações

Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, se manifestou contra Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona o poder dos delegados de firmar colaborações premiada

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast) e Rafael Moraes Moura/Brasília
Atualização:

Advogada-geral da União, Grace Mendonça Foto: Wesley Mcallister|AGU

BRASÍLIA - No comando da Advocacia-Geral da União (AGU), a ministra Grace Mendonça defendeu na manhã desta quarta-feira (13) a possibilidade de delegados de polícia proporem acordos de colaboração premiada, durante sessão de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

Grace afirmou a que é colaboração premiada é um dos meios de obtenção de prova, e que delegado federal, que conduz a investigação, deve ter acesso a esse instrumento. "A colaboração é um instrumento capaz de conferir agilidade a obtenção de provas", disse.

Para a ministra, a lei 12.850/2013, ao legitimar a atuação de delegados de polícia para formalizar acordo de colaboração premiada, instituiu a harmonia entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. "É fundamental que as instituições se unam no combate ao crime organizado", destacou Grace.

Ao defender a rejeição da ação ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a ministra ressaltou que somente a autoridade judicial firma as acordos de colaboração, e que os delegados, ao fazerem a proposta, não interferem em competências que não são suas. (Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.