PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Agendas da Petrobrás revelam reuniões de Lula com Duque, Zelada e Paulo Roberto Costa

Documentos que o Ministério Público Federal juntou ao processo atacam versão de ex-presidente sobre encontros com diretores da Petrobras

Foto do author Fausto Macedo
Por Fausto Macedo e Fabio Serapião
Atualização:

Lula. Foto: Reprodução

O MPF juntou nos autos da ação penal do triplex do Guarujá (SP) documentos sobre supostos encontros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com diretores da Petrobras. São elencadas agendas de ao menos 23 encontros e viagens de Lula com a citação a participação de ex-diretores da estatal, entre eles, Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada e Renato Duque.

PUBLICIDADE

As agendas não batem com algumas afirmações de Lula no depoimentos ao juiz federal Sergio Moro. No depoimento em Curitiba, Lula citou apenas duas vezes em que se reuniu com pessoas da Petrobras e afirmou que presidente "não tem reunião especifica" com diretor.

"Nos oito anos que eu fiquei na Presidência da República, a gente não tem reunião com a diretoria da Petrobras. Eu em oito anos tive dois momentos. Quando nós descobrimos o pré-sal, para discutir o plano estratégico e para decidir, se a gente não ia fazer leilão do pré-sal. Era uma viagem que eu ia para a Argentina", disse Lula.

As agendas foram fornecidas pela Petrobras e mostram as reuniões e viagens com os então diretores ao longo dos dois mandatos do petista na Presidência da República.

O Estado entrou em contato com a assessoria do ex-presidente Lula e abriu o espaço para que ela se posicione sobre os fatos narrados na reportagem.

Publicidade

VEJA ALGUMAS AGENDAS ANEXADAS NA AÇÃO PENAL DO TRIPLEX DO GUARUJÁ

Publicidade

Publicidade

COM A PALAVRA, O ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS, DEFENSOR DE LULA

Publicidade

"Os papéis apresentados pelo MPF somente servem para provar que seus membros têm acesso irrestrito a documentos da Petrobras, ao contrário da defesa do ex-Presidente Lula. Não há paridade de armas na ação.

Por outro lado, esses papéis não provam nada contra Lula. As 73 testemunhas ouvidas na ação com a obrigação de dizer a verdade inocentaram o ex-Presidente ao mostrarem que ele não é e jamais foi proprietário do triplex e muito menos participou de qualquer ato ilícito envolvendo a Petrobras"

Cristiano Zanin Martins

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.