PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Inconstitucional salto rumo ao retorno à cultura de irresponsabilidade do Estado'; Leia a ação da OAB e dos juízes contra a PEC dos Precatórios

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entraram nesta quinta-feira, 13, com uma ação conjunta no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as mudanças instituídas a partir da promulgação da PEC dos Precatórios.

PUBLICIDADE

Documento

Leia toda a ação

O pedido é para que trechos do texto sejam declarados inconstitucionais. O principal argumento é que, ao limitar o pagamento de precatórios federais (dívidas da União reconhecidas pela Justiça) ao teto de gastos, a proposta viola o princípio da separação dos Poderes.

Antes da mudança, cabia ao Judiciário dar a palavra final sobre a expedição da dívida. Agora, argumentam as entidades, o pagamento passa a ser uma 'escolha poli?tica dos governantes', que podem 'decidem adiar sucessivamente o prazo para cumprimento com a chancela do Legislativo'.

"Na?o pode o Estado, apo?s ser condenado ao pagamento de valores em sentenc?a judicial, postergar continuamente o prazo para cumprimento de sua obrigac?a?o e quitac?a?o de sua pro?pria di?vida, impondo limites arbitra?rios para tanto. A conduta torna-se ainda mais preocupante por se valer de instrumentos normativos para isso, tais como emendas constitucionais", diz um trecho da ação.

Publicidade

A PEC foi apresentada pelo governo federal e aprovada no Congresso para viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Congresso Nacional enviou ao STF documentos que revelam responsáveis pelo orçamento secreto. Foto: Dida Sampaio / Estadão

Outro ponto problemático, na avaliação das entidades, é a previsão de uma comissão mista para examinar os precatórios, o que para advogados e magistrados cria uma nova instância processual e abre caminho para a revisão de sentenc?as desfavora?veis.

"A comissa?o ora institui?da configura inconstitucional salto rumo ao retorno a? cultura de irresponsabilidade do Estado perante seus cidada?os", argumentam. "A nova regra ofende o exerci?cio da prestac?a?o jurisdicional, que se desenvolveu por anos - desde o ajuizamento ate? o tra?nsito em julgado da decisa?o final nas fases de conhecimento, liquidac?a?o e execuc?a?o, seguido da expedic?a?o de precato?rio - relativizando, assim, a garantia da imutabilidade da coisa julgada."

A investida tem apoio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), da Confederação Nacional dos Servidores e Funcionários Públicos das Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais (CSPM), da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) e da Confederação Brasileira de Trabalhadores de Policiais Civis (Cobrapol).

As entidades pedem que o processo seja distribuído, por prevenção, ao gabinete da ministra Rosa Weber, que já é relatora relatora de uma ação movida pelo PDT contra a PEC.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.