Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Acabou a tempestade, veio a bonança', diz hacker a amigo; PF suspeita de venda de mensagens

Relatório mostra mensagens que polícia acredita serem um indício de que informações obtidas ilegamente possam ter sido negociadas

PUBLICIDADE

Por Breno Pires , Patrik Camporez e BRASÍLIA
Atualização:

Walter Delgatti Neto, o Vermelho, em foto postada com dólares. FOTO: ESTADÃO  

A Polícia Federal acredita ter encontrado um indício que pode ajudar a desvendar a principal dúvida que ainda paira sobre os suspeitos de hackear as principais autoridades do País: se eles venderam as mensagens que obtiveram de forma ilegal. Numa conversa trocada via aplicativo, Walter Delgatti Neto, que confessou chefiar o grupo, diz a Danilo Cristiano Marques, seu suposto "testa de ferro", que "acabou a tempestade", "veio a bonança".

PUBLICIDADE

A conversa consta num relatório de 13 páginas em que a PF fala sobre a necessidade da manutenção das prisões de Delgatti e Gustavo Henrique Santos, o DJ de Araraquara também suspeito de participar dos crimes.

No relatório, ao qual o Estado teve acesso, os investigadores dizem que a troca de mensagens ocorreu em 10 de abril de 2019, dois meses antes de conversas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e de procuradores da Lava Jato, serem divulgadas.

São conversas que, de acordo com a PF, "sugerem algum feito", numa sinalização de que Delgatti poderia estar comemorando a venda das mensagens. A conversa entre os dois é acompanhada pela descrição "@chefedeestado".

No documento, a polícia diz ainda que Danilo e Suelen Priscila de Oliveira, namorada de Gustavo, não oferecem mais riscos para a obtenção de provas, podendo, assim, ser soltos.

Publicidade

 

Os investigadores da PF concluíram na semana passada parte da perícia dos materiais apreendidos na Operação Spoofing. Até o momento, além das suspeitas de que Delgatti teria recebido pelas mensagens que vazou, também dizem ter encontrado elementos que indicam fraudes bancárias.

Os quatro suspeitos foram presos pela PF no dia 23 de julho, na investigação sobre a invasão de telefones celulares de autoridades, incluindo o do presidente da República, Jair Bolsonaro, o de Moro e o do procurador da República e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol.

Como revelou o Estado na época das prisões, Delgatti afirmou em depoimento à PF ter repassado o conteúdo das supostas mensagens ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, que tem divulgado reportagens com base nas conversas desde junho. O hacker disse que não cobrou contrapartidas financeiras para repassar os dados.

COM A PALAVRA, WALTER DELGATTI NETO

Procurada, a defesa de Delgatti afirmou que, até o momento, a PF não apresentou nos autos os supostos arquivos acessados pelo seu cliente. "Considerando todo material apreendido há mais de um mês, tempo hábil para o delegado apresentar provas concretas dos supostos acessos, uma mera tentativa de acesso, sem comprovação de invasão, com cópia de dados, não justifica o acautelamento provisório. Ressalte-se que Walter Delgatti Neto é estudante de Direito e até o momento não apresentou nenhum risco à continuidade das investigações, sempre colaborando com a autoridade policia", afirmaram os advogados.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.