PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A transformação digital vai muito além dos post-its coloridos

Por Renato Souza
Atualização:
Renato Souza. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

Talvez em sua empresa há uma sala em que as paredes ou janelas estão cheias de post-its coloridos colados. Cada cor uma tarefa, seguindo os padrões das melhores práticas e metodologias ágeis. Acertei? Bem, na minha tem também e conta com uma equipe de 15 pessoas especialistas, formadas em renomadas instituições internacionais.

PUBLICIDADE

O que quero dizer é que não há nada errado com isso, mas muitas empresas se perdem em seus processos quando o assunto é Transformação Digital. Não basta seguir metodologias da moda ou implantar novas soluções se todas essas ferramentas não conversam com o seu negócio. Inovação é o que gera valor para sua empresa.

Não é de agora que ouvimos falar sobre Transformação Digital, quando as empresas reestruturam seus processos e utilizam a tecnologia para melhorar desempenho e otimizar resultados. Isso tudo também é correto, mas para mim, é preciso dar um passo atrás antes de embarcar nesse movimento.

Costumo dizer que para implementar uma cultura genuína de Transformação Digital, a empresa precisa passar antes por uma sessão de terapia, no sentido de entender profundamente quais são seus reais desafios e suas oportunidades. Como consultor há mais de 10 anos, já presenciei muitas empresas investindo milhões de reais em implementação de softwares que nunca foram utilizados corretamente.

E sabe por que isso acontece? Porque ela tem em mente que precisa automatizar processos, mas sem antes mudar o mindset dos profissionais ou porque instalou um sistema que não era exatamente o que precisava. Mais de 70% dos projetos de TI não são bem-sucedidos, pois em geral as empresas focam na solução e não na resolução do problema.

Publicidade

Algumas empresas instalam uma Ferrari em soluções tecnológicas e continuam andando de Fusca. Por isso que digo que só focar nos post-its coloridos sugerindo a instalação de uma determinada tecnologia não é sinônimo de sucesso. Já vi muitos exageros e buscas por soluções padronizadas que nada ajudam no dia a dia da companhia.

Nem só de tecnologia vive a Transformação Digital, se não houver uma análise séria e um plano estratégico, todo movimento por ser em vão. Um diagnóstico preciso vai ajudar a descobrir, por exemplo, que talvez sua empresa nem precise de um sistema complexo, mas talvez um software ou aplicativo customizado para atacar um ponto muito específico do seu negócio. A resolução de um problema pode estar em qualquer lugar, equipe ou ferramenta.

Importante definir seu posicionamento em relação ao segmento que atua, seu relacionamento com os clientes, os processos internos, contatos com fornecedores, tempo que irá dedicar aos projetos e gestão, muita gestão.

Se você tem dúvidas sobre o que de fato sua empresa precisa, não hesite em procurar ajuda externa para identificar os possíveis gargalos que estejam impedindo uma melhor performance. O importante, no final do dia, é ter uma equipe engajada e resultados positivos.

*Renato Souza, CEO da Prox

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.