Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'A sociedade brasileira não aceita mais o retrocesso à escuridão', diz Fux sobre combate à corrupção

Durante evento do Conselho Nacional de Justiça, presidente do Supremo Tribunal Federal classificou a Lava Jato como 'operação exitosa' e cobrou 'firme compromisso' para combater tentativas de 'captura da democracia'

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta segunda, 23, que a sociedade brasileira 'não aceita mais o retrocesso à escuridão' ao mencionar avanços feitos no combate à corrupção. Em discurso na abertura de webinar promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), colegiado que também preside, Fux classificou a Lava Jato como 'operação exitosa' e cobrou 'firme compromisso' para combater a 'captura da democracia por grandes grupos econômicos'.

PUBLICIDADE

O combate à corrupção é uma das bandeiras de Fux desde que assumiu o STF, em setembro. À época, o ministro citou o mito da caverna de Platão para afirmar que não admitiria 'qualquer recuo no enfrentamento da criminalidade organizada, da lavagem de dinheiro e da corrupção' - a alegoria foi usada novamente no discurso desta segunda.

"Como no mito da caverna de Platão, a sociedade brasileira não aceita mais o retrocesso à escuridão", afirmou. "Não permitiremos, tampouco, que se obstruam os avanços que a sociedade brasileira conquistou nos últimos anos, em razão das exitosas operações de combate à corrupção autoridades pelo Poder Judiciário brasileiro, como ocorreu no Mensalão e tem ocorrido com a Lava Jato".

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

Fux disse ainda ser preciso 'firme compromisso e resoluta dedicação aos interesses puramente coletivos' no comabte à corrupção. "É indispensável a união de esforços no combate à corrupção, pois os desafios brasileiros são similares aos que ocorrem em outras nações, que também buscam mecanismos para combater a corrupção e a captura da democracia por grandes grupos econômicos e, até mesmo, por facções criminosas", afirmou.

A declaração de Fux e seus elogios à Lava Jato, que o considera um aliado no Supremo, vão na contramão de declarações do governo federal. No mês passado, após ser criticado por indicar o então desembargador Kassio Nunes à vaga deixada pela aposentadoria de Celso de Mello, o presidente Jair Bolsonaro disse que havia 'acabado' com a operação por não haver mais 'corrupção em seu governo' - um mês depois, porém, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso das rachadinhas.

Publicidade

Além disso, a própria operação enfrenta reveses e pode ser encerrada já no final de janeiro do ano que vem, quando expira o prazo de prorrogação concedido pelo procurador-geral Augusto Aras. A PGR discute modelos para substituir as forças-tarefa, como a criação de uma Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac) que seria subordinada a Aras, ou a ampliação dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.