Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A repercussão da denúncia contra Lula na imprensa internacional

Jornais de todo o mundo destacam o peso das acusações da Lava Jato que botam o petista no centro do escândalo de corrupção na Petrobrás e o impacto disso para o ex-presidente e o próprio PT

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho e Julia Affonso
Atualização:
 Foto: Estadão

A denúncia da Lava Jato contra o ex-presidente Lula e sua mulher Marisa Letícia apresentada nesta quarta-feira, 14, causou repercussão na imprensa internacional, que destacou o fato de o petista ser acusado de ser o "comandante máximo" do esquema de corrupção na Petrobrás e como isso prejudica suas pretensões políticas de voltar à presidência em 2018 e do próprio PT.

O The New York Times destacou que a acusação dos investigadores não aponta que o ex-presidente teria recebido toda a propina sozinho e que ele foi responsabilizado também pelos valores ilegais recebidos por ex-diretores da estatal. O jornal americano também apontou que a propina de R$ 3,7 milhões atribuída ao ex-presidente destoa do montante que outros políticos foram acusados de ter desviado e lembra dos casos do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

 Foto: Estadão

Já o britânico The Guardian apontou que o petista continua sendo um dos políticos mais populares do País mesmo com as acusações de corrupção e disse que essa acusação é a primeira de várias que Lula deve enfrentar nos próximos meses, trazendo grande desafio para o PT.

 Foto: Estadão

O americano The Washington Post lembrou que o ex-presidente já havia sido indiciado no escândalo envolvendo o triplex no Guarujá no mês passado, e que a população já sabia que ele estava sendo investigado, mas que as acusações de quarta foram "muito mais sérias" e botam Lula no centro do escândalo.

 Foto: Estadão

O espanhol El Pais, por sua vez, afirmou que o ex-presidente, que almeja voltar à presidência, ficará nas mãos de seu "arquinimigo" o juiz Sérgio Moro, que vai analisar a denúncia e ser o responsável por julgar o caso.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.