Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A recuperação judicial para as micro e pequenas empresas

PUBLICIDADE

Por Marcelo Coutinho da Silveira
Atualização:
Marcelo Coutinho da Silveira. FOTO: DIVULGAÇÃO  

Tema atual e bastante discutido nos últimos dias se refere a recuperação judicial das micro e pequenas empresas que tem sofrido graves prejuízos no período da pandemia originada pela covid19.

PUBLICIDADE

Como é notório, as medidas implementadas para o enfrentamento da crise decorrente da propagação do vírus SARS-COV2 têm causado efeitos nefastos na econômica, gerando desequilíbrio às empresas.

Em razão deste quadro, verifica-se um aumento no número de pedidos de falência e recuperação judicial nos últimos meses, bem como o desenvolvimento de um conjunto de atos normativos e decisões judiciais visando dar resposta a adequada no intuito de resguardar as empresas economicamente viáveis da crise.

O fenômeno atinge especialmente o micro e pequeno empresário, causando preocupação à significativa parcela ao empresariado nacional, que representa mais de 90% das empresas instaladas no país e 27% do Produto Interno Bruto, conforme dados do Sebrae.

Nestas circunstâncias, cumpre ser questionado se é possível extrair orientação capaz de auxiliar micro e pequenos empresários a eventualmente observar a recuperação judicial como um dos mecanismos aptos a enfrentar a crise econômica causada pelo Coronavírus.

Publicidade

A resposta é positiva para as micro e pequenas empresas economicamente viáveis e geradoras de benefícios econômicos e sociais, mas com ressalvas, considerando as limitações do tratamento diferenciado e simplificado que lhes é destinado.

No caso, observado o enquadramento da sociedade empresária como micro e pequena empresa nos termos da LC n. 123/2006, o ordenamento jurídico permite, com base na Lei 11.101/2005, que o micro e pequeno empresário em crise apresente petição demonstrando a necessidade de aprovação de subsequente plano de recuperação judicial a ser homologado diretamente pelo juiz, o qual analisará apenas a sua conformidade com os parâmetros legais, restando dispensado deliberação da Assembleia Geral de Credores.

Com efeito, permite-se aos credores do micro e pequeno empresário em crise apenas apresentar objeções sobre o cumprimento ou não referidos parâmetros legais, facilitando as discussões sobre o pedido de recuperação e de aprovação do plano de recuperação.

Note-se ainda que o plano abrange "todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos, excetuados os decorrentes de repasse de recursos oficiais, os fiscais e os previstos nos §§ 3º e 4º do art. 49", conforme redação trazida pela Lei Complementar n. 147/2014, além suspender o curso da prescrição, das ações e das execuções abrangidas na recuperação (stay period), em evidente benefício aos empresários da categoria.

Em complemento, a legislação prevê também parcelamento diferenciado de créditos tributários no que se refere a esse grupo econômico, consoante artigo 68 da Lei 11.101/2005, regulado pelo artigo 10-A da Lei 10.522/2002, introduzido pela Lei 13.043/2014.

Publicidade

Entretanto, o regime especial de recuperação judicial, apresenta determinadas limitações, vez que impõe o pagamento das obrigações da empresa em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, devendo a primeira ser paga em 180 (cento e oitenta) dias da data da distribuição do pedido da recuperação judicial, além de poder de acarretar, ao final, em resultado deveras indesejado com a decretação da falência, caso não preenchimento dos requisitos legais ou caso haja objeção por mais da metade dos credores de qualquer uma das classes de créditos.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Nesse sentido, a necessidade de realizar pagamentos à curto prazo e o receio da objeção de considerável número de credores em aderir ao plano e renegociar as dívidas muitas vezes desaconselham o pedido de recuperação judicial, levando a derrocada de micro e pequenas empresas economicamente viáveis, prejudicando consideravelmente empregados, a arrecadação de tributos e a circulação de produtos, serviços e riquezas.

O referido cenário se tornou ainda mais preocupante com a pandemia, levando inclusive a Recomendação n. 63 de 31 de março de 2020 do CNJ a exortar a mitigação do impacto decorrente das medidas de combate a contaminação pelo novo Coronavírus causador da covid19.

Por sua vez, o Judiciário tem apresentado um crescente número de decisões em favor de empresas em recuperação judicial ou mesmo em falência no intuito de adequar a aplicação da legislação às vicissitudes trazidas pela pandemia, podendo ser citados o aumento do prazo do stay period e até mesmo a suspensão da exigibilidade do cumprimento das obrigações de recuperações judiciais.

Dada importância e dimensão das micro e pequenas empresas para economia nacional, observa-se ainda a existência de propostas ainda mais incisivas de cunho legislativo, como o PL 1397/2020, o qual tramita em regime de urgência e já se encontrando em discussão no Senado Federal após passar pela Câmara dos Deputados.

Publicidade

A proposta legislativa cria regras transitória para favorecer a recuperação de empresas em crise.

No que se refere às micro e pequena empresas a proposta permite que: (1) o regime especial alcance todos os créditos existentes na data do pedido de recuperação, ressalvados aqueles que apresentam vedação legal; (2) haja ampliação do prazo de pagamento para cumprimento do plano em até 60 (sessenta) parcelas mensais, iguais e sucessivas, devendo a primeira parcela ser paga em até 360 (trezentos e sessenta) dias da distribuição do pedido de recuperação judicial; (3) o stay period alcance mesmo as ações e execuções por créditos não abrangidos pelo plano; (4) não seja possível o julgamento improcedente do pedido de recuperação judicial pela objeção de quaisquer dos credores titulares de mais da metade de qualquer uma das classes de créditos.

A proposta legislativa se apresenta bastante salutar, permitindo a solução transitória de problemas antes encontrados no regime especial destinado a recuperação das micro e pequenas empresas em tempos de pandemia.

Em qualquer caso, não é possível desconsiderar o regime especial de recuperação judicial como mecanismo apto a resolução de problemas das micro e pequenas empresas.

Como se vê, existe evidente desejo da preservação do empresariado e desta especial categoria de negócios no âmbito nacional.

Publicidade

*Marcelo Coutinho da Silveira é sócio do Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff - Advogados

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.