Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'A prisão de poderosos está prestes a se tornar uma lenda no Brasil', diz Deltan da Lava Jato

Em sua conta no Twiter, procurador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, diz que 'não se trata de Lula, mas da impunidade de todos os poderosos'

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

 

O procurador da República Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, postou em sua conta no Twitter o que espera do julgamento no Supremo Tribunal Federal, quarta-feira, 4, Dia D para Lula. "A prisão de poderosos está prestes a se tornar uma lenda no Brasil."

PUBLICIDADE

Os ministros da Corte vão julgar pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá.

Lula quer reconhecido o direito de recorrer até a última instância, até o trânsito em julgado. Mas o próprio Supremo, em outubro de 2016, firmou entendimento que autoriza execução da pena em caso de condenação em segunda instância.

Nesta segunda-feira, 2, grupos que se opõem sobre o tema protocolaram manifestos no Supremo. De um lado, mais de 5 mil promotores, procuradores e juízes entregaram à Corte Nota Técnica em que defendem imediata prisão para condenados em segunda instância. De outro lado, mais de 3 mil advogados pedem aos ministros que acatem o princípio da presunção da inocência.

"Conversando com amigos, percebi que não compreendiam a importância da decisão que o Supremo tomará na próxima quarta-feira. Não se trata de Lula, mas da impunidade de TODOS os poderosos", escreveu Deltan.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.