PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

À PF, Cabral diz que 'não se lembra' de jóias nem de quem fez reforma milionária em sua casa

Ex-governador do Rio, detido por ordem da Justiça Federal no Paraná e no Rio sob suspeita de liderar um esquema de propinas durante sua gestão no Estado, alegou não saber ou não se recordar de detalhes envolvendo sua própria residência e de bens adquiridos por ele e sua família

Foto do author Julia Affonso
Por Mateus Coutinho , Julia Affonso e Ricardo Brandt
Atualização:

Cabral foi preso pela Lava Jato. Foto: Wilton Junior/Estadão

Ao mesmo tempo em que relatou sua "indignação" com as "mentiras" dos delatores que afirmaram terem pago propinas a ele e seus aliados referentes às grandes obras do governo do Rio, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) não soube explicar à Polícia Federal, ou afirmou não se recordar, sobre detalhes envolvendo sua própria residência e despesas de sua família e sua esposa, incluindo jóias e obras de arte.

PUBLICIDADE

Em seu depoimento prestado aos investigadores no dia 17, por exemplo, o peemedebista relatou que, no final de 2010, teve que sair do imóvel em que morava "devido a necessidade de obra" e foi morar em um imóvel emprestado por Guilherme Paes. Questionado, porém, sobre quem teria contratado a obra e comprado o mobiliário para sua residência, ele disse que "não se recorda".

A PF, então, questionou a ele por que as notas fiscais da obra e dos móveis estavam em nome de Sônia Baptista, ele reiterou que "não se recorda". Sônia foi assessora de Cabral quando ele era senador e também foi sócia do ex-secretário de Cabral no governo do Rio, Carlos Miranda, preso na Calicute. Investigada, Sônia foi alvo de um mandado de condução coercitiva, quando a pessoa é levada pela PF para depor, na Operação.

 

Os investigadores indagaram ainda se Sônia ajuda a atual governanta de Cabral, identificada como Gilda, a pagar as "despesas do lar", ao que o ex-governador respondeu: "possivelmente sim, não sabendo informar se há contraprestação financeira para Sônia".

Jóias apreendidas pela PF na Operação Calicute. Foto: PF

Joias. Questionado sobre as jóias e obras de arte que mantém em sua residência o ex-governador também demonstrou não saber muito sobre o assunto. Sobre os quadros e obras de arte em suas residências no Rio e em Mangaratiba ele disse que "não saberia precisar" se eles valiam mais de cem mil reais e que "alguns foram adquiridos por sua esposa ou recebidos de presente".

Publicidade

 

Os investigadores insistiram e perguntaram sobre os certificados das obras de arte e das jóias e onde eles estariam. Mais uma vez, o peemedebista tentou se dissociar dos bens. "O declarante esclarece que não administra tais bens, podendo alguns estarem em sua residência", disse.

Sobre as jóias, a PF ainda perguntou a Cabral sobre compras feitas em algumas joalherias com base em depoimentos dos próprios vendedores dos artigos de luxo. Em relação à joalheria Antonio Bernardo,o ex-governador admitiu que comprou lá "uma ou duas vezes, não recordando se fora em espécie ou em cartão".

Jóias apreendidas pela PF na Operação Calicute. Foto: PF

Confrontado com a versão da vendedora da joalheria, Vera Lúcia, de que teria adquirido os bens de luxo sempre com dinheiro em espécie, o peemedebista alegou não se recordar das compras. Ele foi ainda questionado sobre compras de jóias com dinheiro em espécie no período em que foi deputado e senador, bem como sobre compras feitas por seus filhos com dinheiro em espécie. Mais uma vez, sua memória teria falhado: "O indiciado afirma que não se recorda".

 

Em relação a outra joalheria, a H. Stern, ele também admitiu que adquiriu jóias lá "uma ou duas vezes", com a vendedora Maria Luiza Trotta. Também em relação a estas jóias, Cabral alegou que "não se recorda do valor" delas e, ao ser confrontado com o depoimento da vendedora, que disse que ele teria adquirido os artigos de luxo no valor de até R$ 100 mil e com dinheiro em espécie, novamente sua memória "falhou". "Não se recorda", disse.

Por fim, ele ainda foi indagado sobre se teria adquirido jóias nas lojas Amsterdan Sauer e Sara Jóias, mas, definitivamente, a memória de Cabral não o ajudou durante o depoimento à PF e à Procuradoria da República. "O indiciado relatou que não se recorda".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.