Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A Moro, lobista do PMDB confessa propinas para Renan, Jader e Anibal

Jorge Luz, preso desde fevereiro, na Lava Jato, foi interrogado nesta quarta-feira, 19, em ação penal sobre esquema de corrupção na Petrobrás; ele afirmou ter usado a conta Headliner, em um banco de Lugano, na Suíça, para pagamentos ilícitos

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Fausto Macedo , Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:
 Foto: Estadão

O lobista Jorge Luz, apontado como operador de propinas do PMDB, afirmou nesta quarta-feira, 19, ao juiz Sérgio Moro que intermediou propina aos senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA) e também ao deputado Anibal Gomes (CE).

Documento

A DENÚNCIA

Interrogado em ação penal sobre corrupção na Petrobrás, Luz relatou ao juiz da Operação Lava Jato ter usado a conta Headliner, em um banco na Suíça, para realizar os pagamentos ilícitos.

Jorge Luz está preso preventivamente desde 25 de fevereiro por ordem de Moro. O filho dele, Bruno Luz, também está custodiado.

PUBLICIDADE

Segundo denúncia da força-tarefa da Lava Jato, pai e filho atuaram como representantes dos interesses de parlamentares e funcionários públicos da Petrobrás corrompidos para recebimento de propina em contratos de aquisição e operação de navios-sonda da Área Internacional da estatal.

Publicidade

Renan, Jader e Anibal têm, reiteradamente, negado de forma enfática recebimento de valores ilícitos.

COM A PALAVRA, JADER BARBALHO

"O senador Jader Barbalho diz que nunca teve conta na Suíça e que cabe a Jorge Luz provar ao juiz os depósitos, o número da conta e as datas. Também diz que conhece Jorge Luz, mas jamais teve algum tipo de negócio. Diz ainda que isso é declaração de criminoso que deve ser investigada pela Justiça".

COM A PALAVRA, RENAN CALHEIROS 

"O senador Renan afirma que conheceu Jorge Luz há mais de 20 anos e desde entãonunca mais o encontrou. Diz ainda que não conhece nenhum dos seus filhos. Há 20 dias, o senador prestou depoimento ao juiz Sergio Moro comotestemunha de Luz e reafirmou que a citação a seu nome é totalmente infundada".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.