PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A lista de presentes da Odebrecht para políticos

Operação Lava Jato identifica lista de brindes para governadores, parlamentares, secretários e até dirigentes de empresas públicas agraciados pelo então presidente da Construtora Odebrecht Benedicto Junior

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Mateus Coutinho , Ricardo Brandt , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Com o avanço das investigações sobre a maior empreiteira do País e seus executivos, a Polícia Federal identificou uma série de e-mails com mensagens cifradas, ordens de pagamentos e referências a obras em todo País. Enquanto tenta identificar as eventuais irregularidades e crimes envolvendo a empreiteira, os investigadores localizaram também uma lista de brindes para dezenas de políticos de variados espectros políticos.

PUBLICIDADE

O material foi encontrado na residência do executivo Benedicto Barbosa da Silva Junior, da Odebrecht Infraestrutura, durante as buscas da Operação Acarajé , 23ª fase da Lava Jato que revelou a existência de um "departamento de propina" da empreiteira. Na maioria dos casos, os brindes são o livro "A Talha Neoclássica da Bahia", que venceu um prêmio de pesquisa histórica financiado pela Odebrecht, mas há também outras lembranças como charutos.

A lista, que não é a primeira do tipo encontrada na Lava Jato chamou a atenção da PF, que apontou contudo que não há nenhuma ilegalidade nos brindes, Confira:

 Foto: Estadão

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.