PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A importância dos recursos visuais na democratização dos textos jurídicos

O século XXI trouxe para nós a difusão da internet e junto com ela problemas inéditos que estamos tendo que enfrentar. Entre esses distúrbios estão questões graves como os crimes virtuais e outros mais leves, porém desafiadores, como a hiperinformação. Esse conceito significa nada mais do que o bombardeamento de informações digitais que recebemos o tempo todo por estarmos conectados, sejam notificações nas redes sociais, sites de notícias, aplicativos de mensagens etc. O déficit de atenção é, inclusive, um dos problemas causados por essa exposição excessiva a estímulos digitais.

Por Danielle Campos Lima Serafino
Atualização:

Nesse contexto trazido pela revolução tecnológica e pela popularização de smartphones, enquanto plataformas buscam a concisão - já existem sites de notícias que montam três ou quatro tópicos que resumem toda uma notícia, por exemplo - o mundo jurídico ainda segue no caminho contrário.

Apesar das exceções existentes, a regra é a de textos jurídicos bastante longos e recheados de termos técnicos - nosso popular juridiquês. Por essa razão é importante que profissionais do Direito percam o medo de serem concisos e até mesmo de utilizarem outras linguagens, como os recursos visuais, em suas produções textuais.

Danielle Campos Lima Serafino. Foto: Acervo pessoal

PUBLICIDADE

A facilitação que recursos visuais trazem para o entendimento dos textos é, inclusive, uma questão do campo de pesquisa da neurociência. De acordo com o estudo "Attorney Communication Style Study", as representações visuais ressoam com os leitores. Ou seja, esse conhecimento, que já tínhamos de maneira intuitiva, é explicado pelo impulso cognitivo que é proporcionado por uma imagem.

A pesquisa sugere que cerca de 61% da população tem estilo visual de aprendizado e comunicação e somente 46,9% dos advogados têm estilos visuais de aprendizado e comunicação. Essa diferença nos ajuda a imaginar porque existe uma preponderância da linguagem escrita em detrimento dos recursos visuais no mundo do Direito.

Além de textos enormes, outra característica dos documentos legais é a linguagem técnica e bastante específica. Aliados, esses dois fatores acabam causando uma dificuldade muito grande para o público que não possui conhecimento jurídico. Nesse sentido, a comunicação visual foi introduzida nos documentos legais para traduzir parte das informações que funcionavam como verdadeira barreira linguística.

Publicidade

Uma pesquisa muito interessante nesse contexto está sendo feita integrando elementos gráficos e tecnológicos de web semântica, que trabalha para que softwares reconheçam o sentido das palavras do nosso vocabulário. Esse trabalho será importante porque fará, inclusive, com que o processo de criação e interpretação de conceitos visuais jurídicos seja discutido.

É possível que essas discussões - em nível técnico, científico e interpessoal - serão essenciais para dois fatores: o primeiro, por definir um ponto de partida para a criação de uma metodologia para utilização de elementos visuais no mundo jurídico. O segundo, como consequência do primeiro, tornar a própria atividade jurídica mais compreensível e clara para cada vez mais pessoas.

*Danielle Campos Lima Serafino. Advogada. Sócia do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Atuação na área tributária e visual law. Professora Convidada e autora de artigos jurídicos nas áreas de direito tributário digital e inovação jurídica.

1.Animators at Law, Attorney Communication Style (2011). 2.Sartor, G., Palmirani, M., Francesconi, E., Biasiotti, M.A.: Legislative XML for the semantic web: principles, models, standards for document management, vol. 4. Springer Science & Business Media (2011)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.