PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A graça de Barroso a Zé Dirceu

Leia a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal que anistiou o ex-chefe da Casa Civil e extinguiu a pena a ele imposta no Mensalão, de 7 anos e onze meses de reclusão por corrupção ativa

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla
Atualização:
 Foto: Estadão

Em 19 páginas, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, expôs seus argumentos e fundamentos para dar perdão a José Dirceu, condenado no mensalão a 7 anos e onze meses de reclusão pelo crime de corrupção ativa.

PUBLICIDADE

Ex-ministro-chefe da Casa Civil de Lula, Zé Dirceu foi anistiado nos autos da Ação Penal 470 por um detalhe - os crimes pelos quais foi condenado a 20 anos e dez meses de cadeia em outro processo, na Lava Jato, ocorreram antes do início do cumprimento da pena a ele imposta no mensalão.

Pesou na decisão de Barroso a informação enviada ao Supremo pelo juiz federal Sérgio Moro, símbolo da Lava Jato e algoz dos principais protagonistas do esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014.

O documento subscrito por Moro mostra que o ex-ministro da Casa Civil teria cometido crimes enquadrados na Lava Jato até 13 de novembro de 2013, dois dias antes de ser preso no Mensalão. Apesar da graça recebida no Mensalão, Zé Dirceu vai continuar preso - na cadeia da Lava Jato.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.