PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A fraquejada do capitão

Por Magno Karl
Atualização:
Magno Karl. FOTO: DIVULGAÇÃO  

Jair Bolsonaro não tem estatura política e gerencial para liderar o Brasil. A pandemia da covid-19 confirmou a falta de capacidade do presidente para aqueles que ainda tinham dúvidas. Ele não é apenas um mau líder, cuja inabilidade torna-o refém de suas decisões equivocadas, mas também é desastrado em suas declarações, dificultando a ação dos seus auxiliares mais competentes. Liderança, no entanto, não é o único atributo que falta ao presidente. Falta a Bolsonaro a compreensão do seu papel institucional, do peso de cada uma de suas palavras e das responsabilidades que a faixa verde e amarela atribui ao seu portador.

PUBLICIDADE

Em colisão com ministros de seu próprio governo, com lideranças dos poderes Legislativo e Judiciário, com governadores, com as atitudes dos principais líderes mundiais, além do prescrito pela equipe técnica do Ministério da Saúde, Bolsonaro se mostra incapaz de ser norte moral e político quando o Estado se faz necessário para oferecer suporte à população. Não há rumo claro nas medidas do governo sobre a crise: A comunicação é confusa e as mensagens são contraditórias: a população assiste atônita às ações de um governo que lhe recomenda cautela, enquanto o seu comandante aparece mascarado numa coletiva, mas abraça populares em um mercado.

Informação e liderança partes importantes nesse processo porque o Estado não conseguirá garantir a obediência dos cidadãos só com o uso da força. Em que pese o empenho do ministro Mandetta e de boa parte dos governadores, o chefe de Estado ainda não usou seu acesso aos rádios e televisões para esclarecer dois pontos fundamentais: por que é importante permanecemos em casa e em que dia conversaremos novamente para discutir se podemos ou não voltar a nossa rotina normal.

Se nas crises reconhecemos os grandes líderes, é também nelas que percebemos quem está aquém do seu papel. Nos pronunciamentos de Bolsonaro vimos críticas a jornalistas, a organizações internacionais, propaganda de medicamento e do seu histórico de atleta. Vimos até um homem de 65 anos falar do seu histórico de ex-atleta, mas não se viu diretrizes para a população que o assistia.

O governo precisa parar de bater cabeça. Desde o início da pandemia do coronavírus, o País precisava responder rapidamente às demandas de testes e leitos, em preparação para a pandemia que tomara continentes e caminhava em nossa direção. Ao invés disso, o presidente mostrou-se hipnotizado em admiração por manifestantes dispostos a irem às ruas em seu apoio.

Publicidade

O Estado brasileiro ainda deve respostas aos que ficarão doentes, vítimas do coronavírus, e aos milhões que foram afastados do seu ganha-pão para sobreviver. Esses não podem esperar semanas até que se forme consenso para a operacionalização da distribuição de recursos. A solução política, econômica e social deve ser fruto de um esforço para o qual todas as camadas da sociedade precisarão contribuir. Quem tem fome tem pressa.

Hoje o presidente entrega ao Brasil o pior de dois mundos: os arroubos autoritários de um líder que ataca o legislativo, o judiciário e a sociedade civil ao deparar-se com freios e contrapesos inerentes ao Estado de Direito, e fraqueza e hesitação em face a um momento de crise, instabilidade e temor generalizado, quando se exige do Chefe de Estado liderança, lucidez e capacidade de construir consensos.

Jair Bolsonaro tenta tardiamente transmitir segurança à população, mas suas palavras e ações seguem refletindo o desdém por quem se preocupava com a situação e a desarticulação de um político isolado por uma bolha servil. Desde o início dessa crise, quando o País mais precisou de um líder em quem pudesse depositar confiança sobre decisões que afetariam sua saúde, seu trabalho, e sua capacidade de sobreviver, Jair Bolsonaro fraquejou.

*Magno Karl é doutorando em Ciência Política na Willy Brandt School of Public Policy. PhD fellow da Fundação Naumann. Diretor de políticas públicas do Livres

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.