Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

A ecologia no mundo pós-pandemia

PUBLICIDADE

Por Antônio Beltrão
Atualização:
Antônio Beltrão. FOTO: DIVULGAÇÃO Foto: Estadão

A natureza é una e desconhece as fronteiras erigidas artificialmente pelo ser humano. Toda a vida em nosso planeta está conectada e é interdependente. Infelizmente, nossos projetos e ações comumente negligenciam este fato, gerando grandes prejuízos. Processos nocivos ao meio ambiente são tolerados, ou, até mesmo, estimulados por governos pouco afetos a um planejamento de longo prazo. O ativo ambiental, especialmente em países em desenvolvimento com grande pressão por emprego e renda, como o Brasil, é muitas vezes irracionalmente explorado, como se a economia e a ecologia pudessem existir separadamente. Ledo engano. A fatura vem e com juros bem altos.

PUBLICIDADE

A pandemia da covid-19 é mais um capítulo nesta história. A ciência nos diz que a destruição de ecossistemas ocasiona o aparecimento de epidemias. A proteção do meio ambiente e o equilíbrio dos ecossistemas consiste, portanto, em medida fundamental para prevenir a vinda de novas epidemias e pandemias. Neste sentido, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) lançou em 2019 o guia tripartite para orientar os países quanto ao tratamento de zoonoses, estimulando uma abordagem multisetorial.

Neste contexto, o licenciamento ambiental, procedimento administrativo prévio e concomitante de controle dos empreendimentos que geram impactos ao meio ambiente no Brasil, necessita tornar-se mais efetivo e menos formalista. É imperioso que analise os impactos cumulativos gerados por empreendimentos diversos em uma determinada zona ou região ao longo do tempo. Ainda, é crucial ampliar a fiscalização, não apenas para combater os empreendimentos irregulares, que tantas perdas ambientais e sociais têm causado, como também para verificar se os empreendimentos regularmente licenciados estão cumprindo com as condicionantes e exigências, especialmente quanto aos imprescindíveis programas de monitoramento.

O Projeto de Lei Ordinária nº 3.729, de 2004, que deverá ser levado em breve para apreciação pelo Plenário da Câmara dos Deputados, traz importantes inovações para o licenciamento, como, por exemplo, a salutar possibilidade de simplificação de seu procedimento pelos entes federativos para empreendimentos que não apresentem potencial de causar impacto significativo. Por outro lado, o referido projeto mantém exigência anacrônica de publicação de pedido, deferimento e de outros atos relativos ao licenciamento, em diário oficial e em jornal de grande circulação, quando, por óbvio, a divulgação na rede mundial de computadores, através do sítio eletrônico do órgão licenciador, seria medida menos custosa e que lhes daria bem mais publicidade.

Oxalá que no mundo pós-pandemia os governos e as comunidades despertem para a realidade de que não há economia sem ecologia, e coloquem definitivamente no centro das políticas econômicas voltadas para a recuperação das nações a proteção dos ecossistemas e de suas relações essenciais com a nossa saúde e a do planeta em que vivemos.

Publicidade

*Antônio Beltrão, sócio do escritório Da Fonte, Advogados e especialista na área de Direito Ambiental. Master of Laws in Environmental Law pela Pace University School of Law. Procurador do Estado de Pernambuco

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.