PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'A corrupção é uma assassina, sorrateira, invisível', diz procurador da Lava Jato

Deltan Dallagnoll, da força-tarefa do Ministério Público Federal, defende na Câmara o fim da impunidade e pede aprovação do projeto 10 Medidas contra a Corrupção, iniciativa da Procuradoria-Geral da República que recebeu apoio de dois milhões de brasileiros

Foto do author Julia Affonso
Por Ricardo Brandt , Julia Affonso e Valmar Hupsell Filho
Atualização:
 

 

O procurador da República Deltan Dallagnoll, da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse nesta quarta-feira, 22, que 'a corrupção é uma assassina, sorrateira, invisível e de massa'. Segundo Deltan, "a corrupção é um 'serial killer' que se disfarça de buracos nas estradas, em falta de medicamentos".

PUBLICIDADE

O procurador falou a um grupo de deputados na Câmara ao fazer a defesa do 10 Medidas contra a Corrupção, projeto de iniciativa da força-tarefa da Lava Jato que recebeu apoio da Procuradoria-Geral da República e a adesão de dois milhões de brasileiros. O projeto aloja sugestões que podem agilizar a ação do Estado contra o mau uso de recursos públicos.

Deltan disse que todos os anos os malfeitos na administração provocam um rombo de R$ 200 bilhões nos cofres públicos.

"Eu deposito minha esperança de ter uma Justiça que funcione de modo igual e republicano para pobres e ricos", disse Deltan, que integra a força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato.

Em sua avaliação, uma Justiça igual para todos os cidadãos vai se constituir 'em um desincentivo à prática da corrupção'.

Publicidade

Deltan Dallagnoll prega 'punição adequada' contra os corruptos e corruptores em termos de aplicação de pena.

Aos políticos que o ouviam, o procurador disse que 'o Congresso pode ajudar no combate à corrupção'.

"É preciso que o Congresso perceba que tem em suas mãos a oportunidade de ouvir mais de dois milhões de pessoas que não querem viver em outro País, mas em outro Brasil."

Foi aplaudido de pé.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.