PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

8 motivos relevantes para ter um conselho na sua empresa

Por Marcos Sardas
Atualização:
Marcos Sardas. FOTO: DIVULGAÇÃO  

A demanda pela implementação de conselhos dentro de uma empresa tem aumentado de forma significativa, mesmo tratando-se de empresas médias ou pequenas. Essa evolução está ligada à preocupação crescente por estabelecer critérios de governança e boas práticas, exigências estas cada vez mais necessárias, na preservação dos valores e cultura de um empreendimento.

PUBLICIDADE

Na realidade do mercado brasileiro, no qual aproximadamente 75% dos negócios são formados e conduzidos por famílias, a preocupação com a continuidade do negócio, e a busca em deixar estruturas saudáveis e sustentáveis para as próximas gerações tem contribuído de forma importante para estas mudanças.

Na formação dos conselhos, a inclusão de conselheiros independentes, que trazem consigo experiências profissionais ricas e específicas, entra neste cenário como uma proposta interessante de oxigenação da estrutura e do ambiente vigente.

Alguns motivos relevantes:

1 - Visão externa e isenta ajuda no diagnóstico e solução de conflitos internos (muitas vezes entre os familiares), que influenciam de forma direta nos resultados da empresa. 2 - Aportar visão estratégica de médio e longo prazo, com a finalidade de buscar o crescimento e perenidade da empresa. 3 - Participação na escolha do CEO e do corpo diretivo buscando valorizar a meritocracia e a transparência. 4 - Avaliação dos investimentos e dos riscos da operação. 5 - Acompanhar o desempenho da operação e a cobrança dos resultados. 6 - Promover e estimular a criatividade e a inovação tecnológica. 7 - Preservar e estimular as boas práticas de Governança. 8 - Acompanhar a saúde financeira e a sua boa condução.

Publicidade

O mercado "enxerga" positivamente, quando a empresa tem uma estrutura formal de conselho, com membros independentes contribuindo adicionalmente à família para a solidez e garantia da preservação do negócio. Qual é a sua realidade?

*Marcos Sardas, conselheiro de empresas e sócio-diretor da Exxe Consultoria Empresarial

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.