Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

2ª Turma impõe derrotas ao relator da Lava Jato

No colegiado, Edson Fachin sofreu reveses em 13 das 30 votações mais relevantes ligadas à operação; ministro levou algumas questões diretamente ao plenário

PUBLICIDADE

Por Rafael Moraes Moura e BRASÍLIA
Atualização:

Edson Fachin. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin acumula uma série de derrotas na Segunda Turma, inclusive em questões cruciais da operação, como a condenação de políticos por receber dinheiro de origem ilícita via caixa 2 ou travestido de doação eleitoral oficial.

+++Fachin manda recurso de Lula ao plenário do Supremo

PUBLICIDADE

Levantamento feito pelo Estado nas 30 votações mais importantes no colegiado sobre casos da Lava Jato e desdobramentos aponta que Fachin foi derrotado ao menos 13 vezes desde que assumiu a relatoria da operação, em fevereiro de 2017.

+++Defesa de Lula rebate afirmações de Moro ao Supremo

Fachin sofreu reveses na análise das ações penais que envolvem a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) - incluindo questões levantadas nesses casos, como a perda automática do cargo.

Publicidade

+++Carta denuncia regalias em presídio da Lava Jato

+++Ex-petista é apontado como líder entre presos em Curitiba

Foi derrotado no julgamento de recebimento de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra parlamentares, sobre a manutenção ou não de prisões e sobre o compartilhamento de trechos de delações premiadas com o juiz Sérgio Moro.

Como relator, Fachin costuma acolher pedidos da Procuradoria. Suas derrotas refletem a divisão da Corte em relação à Lava Jato, o que já motivou debates entre ministros, como Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

+++Lula recorre contra decisão do Tribunal da Lava Jato que barrou recurso ao Supremo

Publicidade

Diferentemente do que ocorre no plenário, a ala que costuma acompanhar Gilmar é maioria na Segunda Turma (além de Fachin e Gilmar, o colegiado é formado por Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello). A composição já fez Fachin mudar a estratégia e optar por levar algumas questões diretamente ao plenário, em que conseguiu reverter placares desfavoráveis na Segunda Turma.

+++'Absolutamente surpreendente', diz advogado de Lula sobre decisão de Fachin

O caso de maior repercussão foi o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha como pano de fundo a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Na ocasião, o relator da Lava Jato saiu vitorioso.

VOTO DO RELATOR: 'Não conheço do habeas corpus'

Em setembro, a composição da Segunda Turma sofrerá mudança. Toffoli sairá para assumir a presidência do Supremo e Cármen Lúcia deixará o comando do tribunal e retornará ao colegiado. A troca deve alterar o perfil da Segunda Turma, apelidada de "Jardim do Éden" por ser considerada menos rigorosa do que a Primeira Turma.

Publicidade

Caixa 2. O mais recente revés de Fachin ocorreu na semana passada, quando a Segunda Turma absolveu Gleisi por 3 votos a 2 do crime de caixa 2, contrariando a posição do relator e de Celso de Mello. Conforme a Procuradoria-Geral da República, foram feitas quatro entregas de R$ 250 mil cada em espécie, que teriam sido usados na campanha de Gleisi sem registro - para Fachin, os atos se enquadrariam como caixa 2, e não como corrupção passiva, como alegava a Procuradoria.

+++Raquel diz ao STF que Gleisi se 'locupletou de esquemas na Petrobrás'

Gleisi, no entanto, foi absolvida das acusações de caixa 2, conforme o entendimento de Toffoli, Lewandowski e Gilmar, que não viram provas suficientes para condenar a petista. Os três ministros concordaram que não se poderia punir a senadora apenas com base em afirmações de delatores.

Em maio, a Segunda Turma condenou Meurer, por unanimidade, a 13 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tornando-o o primeiro parlamentar condenado pela Corte na Lava Jato. O julgamento, porém, impôs derrotas ao relator da operação. Por 3 a 2, os ministros não viram crime numa doação oficial de R$ 500 mil da construtora Queiroz Galvão.

+++Ministros decidem que cabe à Câmara cassar Meurer

Publicidade

A absolvição de Meurer da acusação de receber propina travestida de doação eleitoral e a decisão de inocentar Gleisi por caixa 2 foram recebidas com preocupação por investigadores, já que muitos casos da Lava Jato tratam de políticos com denúncias similares.

+++Relator da Lava Jato homologa delação de Palocci

O mapeamento das votações mostra que Celso de Mello é o ministro que mais concorda com Fachin nos casos mais relevantes da Lava Jato julgados na turma - eles convergiram em 92,6% das vezes. Gilmar, o mais ferrenho crítico no Supremo dos métodos de investigação da Lava Jato, é quem mais diverge de Fachin: concordou com o colega em 50% das vezes.

+++'Não há vergonha na aplicação da lei', diz Moro à CNN sobre Lava Jato

'Equivocado'. Fachin informou, em nota, que é "equivocado o conceito de derrota ou de vitória de magistrado integrante de colegiado". "Juiz não tem causa, é a parte ou são terceiros interessados que têm sucesso ou insucesso no resultado de suas demandas", disse.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.