PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

03 pede desculpas

Depois de sugerir em entrevista 'um novo AI-5', o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou, em suas redes sociais, afirma que 'não tem porque descambar para autoritarismo'

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

https://www.facebook.com/bolsonaro.enb/videos/2431022430491509/

PUBLICIDADE

Após afirmar que, 'se a esquerda radicalizar, a resposta pode ser via novo AI-5', o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) pediu desculpas, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. "Não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5".

Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Eduardo defendeu medidas radicais - como 'um novo AI-5' - para conter manifestações de rua como as que ocorrem no Chile atualmente.

O AI- 5 foi o Ato Institucional mais duro instituído pela repressão militar nos anos de chumbo, em 13 de dezembro de 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e Estados. Também suspendeu quaisquer garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus, e instalou a censura nos meios de comunicação. A partir da medida, a repressão do regime militar recrudesceu.

"Primeiro de tudo, não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5. E a minha posição é bem confortável. E eu não fico nem um pouco constrangido de pedir desculpa a qualquer tipo de pessoa que tenha se sentido ofendida ou imaginado o retorno do AI-5", disse.

Publicidade

Segundo Eduardo, 'esse não é o ponto que tivemos hoje no contexto atual do Brasil'. "A gente vive num regime democrático. Nós seguimos a Constituição. Inclusive, esse é o cenário que me fez ser o deputado mais votado da história. Então, não tem por que eu descambar para um autoritarismo".

"Eu tenho a meu favor a Democracia. Agora, é óbvio que a oposição vai tentar pegar esteira na minha fala para tentar me pintar como um ditador. Mas eu digo aqui: pode ter sido resposta infeliz. Se pudesse refazê-la, faria sem citar o AI-5 para mudar essa polêmica toda. Mas, nós, parlamentares, temos garantido na Constituição o direito à imunidade parlamentar por opiniões, palavras e votos. É a imunidade não para roubar. É imunidade para falar. Assim, você conhece melhor o seu representante e vai ter a oportunidade de votar nele ou não votar nele", afirmou Eduardo Bolsonaro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.