Vídeo usa título falso para atacar Gleisi Hoffmann

Publicação opinativa não corresponde com a chamada que inventa expulsão da deputada de igreja evangélica

PUBLICIDADE

Por Tiago Aguiar
Atualização:

Um vídeo do canal "Notícias da Hora" com o título falso "Gleisi acaba de ser expulsa da igreja e Lula surta" alcançou quase 450 mil visualizações no YouTube desde janeiro. O vídeo é uma composição de gravações com trechos de imagens de políticos petistas enquanto uma voz lê um texto opinativo que argumenta que o repúdio ao Partido dos Trabalhadores (PT) "tem que ser a campanha de todos evangélicos".

O título do vídeo não corresponde a nada do que é mostrado na peça. Não há registro de que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) tenha sido expulsa de alguma igreja evangélica. Neste ano o Estadão Verifica já desmentiu o boato sobre uma criação de igreja pelo Partido dos Trabalhadores.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann Foto: André Dusek/Estadão

PUBLICIDADE

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.