Vídeo sobre obra de 1998 é compartilhado como ‘golaço’ do governo Bolsonaro
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Vídeo sobre obra de 1998 é compartilhado como ‘golaço’ do governo Bolsonaro

No Facebook, vários usuários parabenizaram presidente por trabalho de instalação de rede elétrica feito pelo Exército há duas décadas

Alessandra Monnerat

14 de junho de 2019 | 15h48

Vídeo antigo tem circulado no Facebook como se fosse recente. Foto: Reprodução/Facebook

Uma reportagem de 1998 sobre a construção de uma rede elétrica em um forte do Exército no Pantanal tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse recente, atribuindo a obra ao governo de Jair Bolsonaro. A legenda de uma publicação do vídeo no Facebook elogia o “golaço” do presidente, e vários comentários parabenizam a iniciativa.

A gravação mostra o esforço do Exército para instalar postes de energia e fiação em uma região do Pantanal a 200 quilômetros de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A jornalista Cláudia Gaigher conta que fez a reportagem sobre a obra no começo de sua carreira na TV Morena, filiada da Rede Globo em Campo Grande.   

Inicialmente, Gaigher faria uma matéria sobre o Forte Coimbra, uma construção de 1775 às margens do Rio Paraguai, perto da fronteira com a Bolívia, palco de batalhas da Guerra do Paraguai no século XIX. A jornalista conta que observou as obras para instalação de energia elétrica e fez uma segunda reportagem, exibida nos telejornais da Rede Matogrossense de Comunicação no final da década de 1990.

O vídeo sem contexto no Facebook obteve 232 mil visualizações desde o dia 28 de maio, e foi selecionado para checagem por meio da ferramenta de fact checking da rede social (leia mais aqui). Para sugerir verificações, envie uma mensagem ao número (11) 99263-7900.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.