PUBLICIDADE

Vídeo mostra recepção a Bolsonaro em Minas Gerais, e não no Nordeste

Postagem no Facebook tira gravação de contexto para afirmar que presidente é o 'político mais amado do Sertão'

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Um vídeo que mostra dezenas de pessoas aglomeradas em recepção ao presidente Jair Bolsonaro foi compartilhado no Facebook com legenda que afirmava se tratar de uma visita ao Nordeste. "Quem disse que é o Lula o político mais amado do Sertão?", diz a postagem. Na realidade, a gravação foi feita na cidade de Araguari, em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O presidente visitou Araguari em 27 de junho, em um compromisso fora da agenda oficial. Junto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ele esteve no 2º Batalhão Ferroviário. O batalhão participará das obras de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia. Durante a visita, Bolsonaro não usou máscara nem respeitou o distanciamento social. Nesta terça-feira, 7, ele anunciou ter testado positivo para a covid-19.

No vídeo com legenda falsa publicado no Facebook, é possível ver que o presidente se aproxima de uma placa com os dizeres "Estacionamento visitantes" e "2º Batalhão Ferroviário". No Google Maps, podemos confirmar que as imagens realmente foram feitas na rua em que fica localizado o batalhão mineiro (veja abaixo).

Imagem de visita de Bolsonaro a Minas Gerais. Foto: Reprodução/Facebook

Imagem de vídeo que mostra visita de Bolsonaro a Minas Gerais. Foto: Reprodução/Facebook

Bolsonaro também divulgou vídeos da passagem por Araguari. Na gravação abaixo, ele passa pelo mesmo lugar mostrado na postagem com legenda falsa.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/618680532332444

A última visita do presidente à Região Nordeste ocorreu durante inauguração de obra da transposição do Rio São Francisco, no dia 26 de junho. O evento impulsionou uma série de postagens enganosas nas redes sociais, checadas pelo Estadão Verifica. Veja abaixo.

Publicidade

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.