Vídeo mistura imagens de eventos independentes para inventar ‘milagre’ em avião
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Vídeo mistura imagens de eventos independentes para inventar ‘milagre’ em avião

Postagem afirma que mulher foi 'tocada' pelo Espírito Santo para impedir acidente de avião

Tiago Aguiar

08 de janeiro de 2020 | 16h34

Uma publicação no Facebook mistura imagens de dois eventos independentes de 2017 e de 2016 para inventar a história de um “milagre”. O post junta um vídeo de uma mulher gritando “Jesus” e “Aleluia” dentro de um avião com a gravação de uma aeronave pegando fogo. As legendas afirmam que a passageira teria sido “tocada” pelo Espírito Santo para impedir a decolagem do avião, que estaria com um problema no motor. 

Nada disso é verdade. O primeiro vídeo, que circulou em vários países, é de um vôo que partiu de Grand Cayman, nas Ilhas Cayman, para Kingston, na Jamaica, em outubro de 2017. A informação foi confirmada pela própria companhia aérea, que comunicou que a mulher foi retirada do avião, junto com sua bagagem, para garantir a segurança dos passageiros.

Vídeo inventa história de milagre em avião. Foto: Reprodução/Facebook

O segundo vídeo usado na montagem mostra a turbina em chamas de uma aeronave da American Airlines no Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago, em outubro de 2016. Diversos veículos cobriram o episódio, em que 21 pessoas ficaram feridas após a decolagem mal sucedida.

Este conteúdo já foi verificado pela Agência Lupa e foi selecionado para verificação por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook.

Tudo o que sabemos sobre:

fake news [notícia falsa]

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: