Alessandra Monnerat
06 de janeiro de 2020 | 16h20
Um vídeo em que bombeiros australianos comemoram uma chuva que dá trégua a incêndios florestais acumulou ao menos 1 milhão de visualizações no Facebook desde o dia 4 de janeiro. Mas a gravação não é recente — foi feita no final de novembro pela Brigada de Incêndio de Leongatha, na localidade de Rollands Plains, no Estado de Nova Gales do Sul, na costa leste da Austrália.
This is our crew in Rollands Plains in NSW at the moment with some very happy locals who have been on edge for over a month. This local has also been helping cook meals for all the Fire Fighters and locals that have been forced from thier homes for the past 2 week.
Publicado por Leongatha Fire Brigade em Domingo, 24 de novembro de 2019
Na publicação de 25 de novembro, a página dos bombeiros informa que a chuva trouxe alívio para os moradores que viviam momentos de tensão há pelo menos um mês. No entanto, aquele dia chuvoso não conseguiu parar os incêndios — a Austrália continua em chamas.
Neste início de janeiro, o tempo ficou mais fresco e choveu em algumas localidades no sudeste da Austrália. No entanto, autoridades alertaram que condições climáticas perigosas podem retornar no fim da semana. O governo ainda não vê fim para a crise que já dura meses. “Não há lugar para complacência, especialmente agora que ainda temos mais 130 incêndios em todo o Estado”, disse a premiê de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, nesta segunda-feira.
Bombeiro voluntário no Meroo National Park, na Asutrália, em 5 de janeiro de 2020. Foto: Matthew Abbott/The New York Times
Apenas em Nova Gales do Sul, 5 milhões de hectares foram queimados. Os incêndios já mataram pelo menos 24 pessoas e dizimaram quase 500 milhões de aves, répteis e mamíferos. Metade dos coalas australianos saudáveis foram mortos pelas chamas.
Este conteúdo foi selecionado por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook. Os sites Boatos.Org e Agência Lupa também checaram esse vídeo. /COM INFORMAÇÕES DE WP BLOOMBERG E AP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.