Vídeo de ‘terrorista’ atacando avião é, na verdade, tirado de um videogame
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Vídeo de ‘terrorista’ atacando avião é, na verdade, tirado de um videogame

Clipe de Grand Theft Auto V foi visualizado mais de 300 mil vezes em uma semana e enganou até político paquistanês

Alessandra Monnerat

16 de julho de 2019 | 13h51

Em postagem no Facebook, usuários parabenizam piloto de avião por desviar de caminhão. Na verdade, vídeo foi tirado de videogame. Foto: Reprodução/Facebook

Um clipe do videogame Grand Theft Auto V (GTA) tem sido compartilhado no Facebook como se fosse real. Na última quarta-feira, 10, um usuário da rede publicou o vídeo de um avião que quase colide com um caminhão de combustível na pista de pouso de um aeroporto. A legenda alega que se trata de um ataque terrorista na Argélia que não deu certo por causa da habilidade do piloto da aeronave. 

A publicação enganosa obteve 335 mil visualizações e 13 mil compartilhamentos. E não foi só no Brasil que o vídeo confundiu pessoas: na semana passada, o político paquistanês Khurram Nawaz Gandapur também divulgou, no Twitter, o clipe com a legenda falsa. Gandapur apagou a postagem depois de receber mensagens que faziam brincadeira com seu erro.

Para encontrar o contexto original do clipe, é possível utilizar a ferramenta de verificação de vídeo InVid. O site americano de fact checking Snopes também verificou este boato, que circulou em inglês. 

Este conteúdo foi selecionado para checagem por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook. Para sugerir verificações, envie uma mensagem para o número (11) 99263-7900. 

Tudo o que sabemos sobre:

videogameterrorismoargéliafake news

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.