Vídeo de protesto de sindicato circula como se mostrasse conspiração de políticos e empreiteiras contra Bolsonaro

Ação em que operários gritam 'vacina para todos já' foi organizada por representantes de trabalhadores da construção civil no Ceará

PUBLICIDADE

Foto do author Samuel Lima
Por Samuel Lima
Atualização:

Atualizado em 18/03/2021 para acréscimo de informações prestadas pelo sindicato.

PUBLICIDADE

Um vídeo de um homem pedindo a trabalhadores da construção civil para gritarem "Fora, Bolsonaro" e "Vacinas para todos já" está circulando fora de contexto nas redes. Uma corrente falsa no WhatsApp alega que "donos de grandes empreiteiras" supostamente ligados à esquerda e ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estariam ameaçando demitir funcionários caso não participassem de uma campanha para "desestabilizar" o governo. O episódio, na verdade, mostra a ação de um sindicato em uma obra na cidade de Eusébio (CE) -- a empresa responsável pelo empreendimento nega qualquer tipo de participação.

Boato distorce ação de sindicato no Ceará para alegar conspiração contra Bolsonaro. Foto: Reprodução / Arte: Estadão

O Estadão Verifica descobriu a origem do vídeo ao pesquisar as frases no Google junto aos termos "sindicato" e "construção civil". Um dos primeiros resultados remete a uma página do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza. A associação postou, em 10 de março, uma sequência de fotos no mesmo local mostrado no vídeo. Uma série de elementos semelhantes permite concluir que o espaço é o mesmo da gravação original (veja abaixo).

Comparação entre vídeo viral e fotos publicadas por sindicato. Foto: Reprodução Facebook

Tanto o vídeo quanto uma das fotos postadas pelo sindicato mostram trabalhadores vestindo uniformes azuis com a palavra "Madri" nas costas (nome da empresa que executa a obra) e capacetes amarelos. Ao fundo, onde algumas pessoas aparecem lado a lado, está uma parede verde com telhado de amianto. Além disso, a mesma casa bege pode ser vista nos cantos superiores de ambas as imagens. O autor da foto é provavelmente a mesma pessoa que aparece em pé, de vermelho, na captura de tela do vídeo.

Uma segunda comparação permite identificar outras semelhanças: o homem que discursa e veste camiseta vermelha e calça jeans azul, a cadeira branca de plástico, as marcas na areia do terreno, o extintor de incêndio próximo a uma placa de aviso na direita e a sequência de retângulos "furados" no topo da parede verde.

 Foto: Estadão

De acordo com a página da entidade, os sindicalistas estiveram na obra no dia 10 de março, para falar sobre campanha salarial, vacinas e eleições de chapa. O coordenador geral do sindicato, Nestor Bezerra, confirmou ao Estadão Verifica nesta quinta-feira, 18, que é a pessoa que aparece discursando no vídeo. Segundo ele, a categoria pede prioridade na vacinação desde o ano passado. O setor da construção civil foi classificado como atividade essencial ainda em maio de 2020, por meio de decreto do governo federal, e os trabalhadores cearenses estão insatisfeitos com a exposição ao vírus sem proteção.

"Essa ação não tem a ver com patrão nenhum, nem com Doria, nem com Camilo Santana (governador do Ceará), nem com governo do Estado. Essa é uma campanha dos operários da construção civil pela vacinação", afirma o sindicalista. "Não tem nenhum operário ameaçado, não tem nenhum operário sendo obrigado, nem tem empresa compactuando com isso. A participação é de livre e espontânea vontade."

Publicidade

Bezerra diz que houve afastamentos e até mortes de trabalhadores na região por causa da covid-19. "O governo federal tinha que ter a obrigação de garantir vacina para todo mundo, em especial para os essenciais", declara. O representante da categoria participa de eleições desde 2008 e já foi filiado ao PSTU e ao PSOL, de acordo com perfil divulgado na página da Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2018, como suplente, assumiu o mandato de um colega deputado por quatro meses. Ele concorreu ao cargo de vereador de Fortaleza em 2020, mas não foi eleito.

A reportagem também pediu esclarecimentos para a empresa Madri Incorporação, responsável pela obra mostrada no vídeo. De acordo com o engenheiro Jean Amaral, o empreendimento é um edifício residencial de 95 apartamentos que está sendo erguido na cidade de Eusébio (CE), na região metropolitana de Fortaleza. Amaral estava presente no momento da visita e confirma que a mobilização foi organizada exclusivamente pelo sindicato, sem qualquer envolvimento da empresa. Nenhum funcionário foi obrigado a participar da ação ou recebeu ameaças de perder o emprego, como sugere o boato nas redes.

"Foi aquilo que está no vídeo mesmo (um pedido do dirigente sindical para que as pessoas erguessem a mão esquerda e gritassem "Fora, Bolsonaro" e "Vacinas para todos já"). Ameaça não teve, até porque eles não têm o poder de demitir ninguém. Eles juntam o pessoal, conversam com eles. Depois, fizeram essa movimentação para gravar para as redes sociais e foram embora. O povo voltou a trabalhar normal", relatou o engenheiro. Outro funcionário da área comercial disse ao Estadão que a empresa de construção civil não tem "ligação política com a esquerda, nem com a direita, muito menos com o sindicato".

Dados públicos consultados em plataforma da Receita Federal indicam que a "Madri Incorporação e Construções SPE Ltda" não é uma "grande empreiteira" no mercado brasileiro. Ela foi aberta há menos de dois anos, em 29 de janeiro de 2020, e conta com dois sócios proprietários e capital social declarado de R$ 100 mil. A sede fica na própria cidade onde executa a obra em questão, cujo investimento é privado.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A reportagem não encontrou nenhuma informação sobre a suposta "campanha" contra Bolsonaro em canteiros de obras pelo Brasil, que envolveria empreiteiras, partidos de esquerda e o governador João Doria. Procurada pela reportagem, a assessoria do governo do Estado de São Paulo disse que a alegação era "mais uma fake news". "Ao invés de publicar mentiras, o gabinete do ódio poderia se preocupar em orientar a população sobre os cuidados necessários para estancar a pandemia: isolamento social, uso de máscara e vacinação em massa", respondeu em nota.

A postagem analisada apresenta uma série de sinais de alerta comuns a conteúdos falsos e enganosos nas redes:

  • A mensagem adota um tom alarmista. O texto é aberto com os termos "denúncia gravíssima" e pede uma divulgação em massa e "com urgência" para evitar uma suposta catástrofe.
  • Contém erros de português e letras maiúsculas. A ideia é chamar a atenção, destacar termos que despertam emoções fortes e reforçar o sentido alarmista da mensagem.
  • É uma teoria da conspiração. O boato tenta aumentar a credibilidade e despertar ódio no público ao envolver pessoas poderosas tramando planos terríveis (donos de empreiteiras, a "esquerda" e o governador de São Paulo, João Doria).
  • As informações são vagas. O boato não aponta onde, quando, como ou por quem o vídeo foi gravado, nem indica a fonte original. As imagens também não são capazes de sustentar a denúncia.
  • O conteúdo usa táticas de viralização. Pedir para que as pessoas repassem rapidamente a mensagem para que chegue nas autoridades é um artifício comum para conseguir compartilhamentos por impulso. Reflita sempre antes de passar uma informação adiante.

Publicidade

Esta checagem foi uma sugestão encaminhada pelos leitores do Estadão Verifica pelo WhatsApp (11) 97683-7490. A peça também circula no Facebook, com menos força.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.