Vídeo de deputado ucraniano marcando presença para colegas circula como se fosse no Brasil

Filmagem circula há pelo menos dois anos na internet e também já foi falsamente associada a políticos da França

PUBLICIDADE

Por Jennefer Andrade
Atualização:

Vídeo de deputado marcando presença para colegas foi feito na Ucrânia, e não no Brasil. Foto: Reprodução/Facebook

Um vídeo difundido no Facebook mostra um homem que estaria "marcando presença" para colegas que faltaram em sessão na Câmara dos Deputados, por meio de cartões. Apesar de a legenda alegar que a gravação foi feita no Brasil, as imagens são da Ucrânia e circulam nas redes pelo menos desde 2017. Leitores solicitaram a checagem do vídeo por meio do WhatsApp do Estadão Verifica: (11) 99263-7900.

PUBLICIDADE

Alguns indícios nas imagens apontam que não se trata de um deputado brasileiro: aos 2 segundos do vídeo, aparece uma bandeira ucraniana em cima de uma das mesas; na gravação, as cadeiras são de cor vermelha, enquanto na Câmara dos Deputados os assentos são pretos (veja foto); por último, os parlamentares brasileiros não batem ponto por meio de cartões, já que o processo é feito pela identificação das digitais.

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Apesar de ter voltado a ganhar força nas redes sociais na última semana, o boato circula entre os internautas brasileiros desde o Carnaval de 2018, quando o vídeo foi usado como evidência de que os deputados teriam faltado para aproveitar o feriado prolongado. No entanto, não houve expediente na data, como registrado pelo site da Câmara. Na época, a revista Veja e o site Boatos.Org checaram a desinformação.

Não foi só entre os brasileiros que o vídeo se tornou alvo de polêmica. Na França, as imagens também foram erroneamente associadas a políticos do país.

Por meio da parceria entre Facebook e Estadão Verifica, reproduções deste vídeo com legenda enganosa foram marcadas na rede social como falsas.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.