PUBLICIDADE

Vídeo de assassinato político foi gravado no México, não na Venezuela

Crime ocorreu em meio a uma das campanhas eleitorais mais sangrentas dos últimos anos

Por Pedro Prata
Atualização:

Circula fora de contexto, nas redes sociais, um vídeo no qual é possível ver duas mulheres alvejadas por tiros quando faziam um discurso em espanhol. As postagens afirmam que "Na Venezuela, quem fala a verdade está morrendo". Na verdade, o vídeo mostra um assassinato político no México. Este conteúdo foi compartilhado ao menos 5,8 mil vezes.

O Estadão Verifica utilizou a ferramenta InVID para obter frames do vídeo. Em seguida, os frames foram submetidos à busca reversa do Google (veja como fazer) para encontrar outras vezes em que ele foi publicado.

México viveu uma das campanhas eleitorais mais sangrentas dos últimos anos. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O vídeo foi obtido pelo canal de televisão mexicano Milenio Televisión, em 1º de junho. As imagens são fortes. Segundo o noticiário, a vítima foi Alma Barragán Santiago, candidata à prefeitura de Moroleón pelo partido Movimiento Ciudadano. Pessoas presentes na ocasião disseram que os criminosos teriam se infiltrado no evento para cometer o assassinato.

Santiago foi a terceira candidata vítima de homicídio intencional no estado de Guanajuato. Como mostrou o Estadão, o México viveu em 2021 uma das campanhas mais sangrentas dos últimos anos. Ao menos 88 políticos foram assassinados, a maioria baleados.

A Venezuela vive uma crise social, política e econômica desde a morte de Hugo Chávez. Manifestantes morreram em protestos de rua, políticos opositores foram cassados ou presos e muitos cumprem exílio. O país é alvo de desinformação por causa da aproximação, no passado, dos governos de Hugo Chávez e Lula. O Estadão Verifica já desmentiu um vídeo viral que continha supostas medidas impostas por 'nova Constituição' de Nicolás Maduro.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Lupa.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.