PUBLICIDADE

Tweet que atribui a Bolsonaro frase sobre governo 'para ricos' foi publicado por conta satírica

Imagem que circula no Facebook e que busca provocar eleitores do presidente omite informação de que o perfil não é verdadeiro

Por Tiago Aguiar
Atualização:

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro tenha postado no Twitter que seu governo é "para os ricos". Uma postagem de um perfil paródia está sendo atribuída ao presidente em imagem que circula no Facebook.

No twitter, a conta "@bolsonaro_jairo" admite ser satírica, mas na imagem editada que circula no Facebook essa informação é omitida.

 

Reprodução da postagem que circula no Facebook Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A AFP Checamos também checou esse boato. Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente. Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.