PUBLICIDADE

Tuíte que fala em 'sumiço' de prédio ao lado do Masp usa fotos antigas

Cantor Roger Moreira compartilhou imagens de 2011 e de 2016 da Avenida Paulista para semear dúvidas sobre o tamanho dos protestos de sábado

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Um tuíte que viralizou nesta segunda-feira, 31, usa fotos de 2011 e de 2016 da Avenida Paulista para semear dúvidas sobre o tamanho do protesto ocorrido no local, no sábado, 29, contra o presidente Jair Bolsonaro. O cantor Roger Rocha Moreira, da banda Ultraje a Rigor, compartilhou duas imagens antigas do Museu de Arte de São Paulo (Masp) com a legenda "que estranho, sumiram com um prédio entre o dia da manifestação e hoje...".

O tuíte alcançou 11,1 mil curtidas e leitores solicitaram a checagem do conteúdo pelo WhatsApp do Estadão Verifica, 11 97683-7490.

 Foto: Estadão

Roger publicou uma foto de protestos na Avenida Paulista de março de 2016, quando milhares foram às ruas defender o governo de Dilma Rousseff. Nessa imagem, publicada no site Esquerda Diário, é possível ver um prédio alto ao lado do Masp. O cantor comparou o registro da manifestação antiga com outra foto do museu, em que o edifício não aparece.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A foto em que não aparece o prédio ao lado do Masp foi feita entre 2010 e 2011. É possível verificar isso no Google Maps. Na ferramenta Street View, podemos ver como a fachada do museu se modificou ao longo dos anos. Em um registro de fevereiro de 2010, o edifício ao lado do Masp não tinha sido erguido; uma foto de abril de 2011 mostra a construção já de pé, mas ainda em andamento. Veja abaixo.

Masp em fevereiro de 2010. Foto: Google Maps

Masp em abril de 2011. Foto: Google Maps

Masp em junho de 2020. Foto: Google Maps.

A imagem antiga do Masp tem a marca do blog "Para Viagem". Encontramos uma publicação de 22 de abril de 2014 com a foto -- que naquela época já estava desatualizada. Mais um indício que o registro do museu não é de "hoje", como Roger escreve no tuíte.

 Foto: Reprodução/Blog Para Viagem

No sábado, 29 de maio, milhares foram à Avenida Paulista para protestar contra o governo, pedir a retomada do auxílio emergencial e reivindicar a vacinação em massa. Veja abaixo uma foto feita pelo Estadão.

Protesto em 29 de maio contra o governo Bolsonaro. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O Estadão Verifica entrou em contato com a banda Ultraje a Rigor e atualizará este texto quando houver resposta.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.