Tuíte que fala em ‘sumiço’ de prédio ao lado do Masp usa fotos antigas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Tuíte que fala em ‘sumiço’ de prédio ao lado do Masp usa fotos antigas

Cantor Roger Moreira compartilhou imagens de 2011 e de 2016 da Avenida Paulista para semear dúvidas sobre o tamanho dos protestos de sábado

Alessandra Monnerat

31 de maio de 2021 | 19h04

Um tuíte que viralizou nesta segunda-feira, 31, usa fotos de 2011 e de 2016 da Avenida Paulista para semear dúvidas sobre o tamanho do protesto ocorrido no local, no sábado, 29, contra o presidente Jair Bolsonaro. O cantor Roger Rocha Moreira, da banda Ultraje a Rigor, compartilhou duas imagens antigas do Museu de Arte de São Paulo (Masp) com a legenda “que estranho, sumiram com um prédio entre o dia da manifestação e hoje…”.

O tuíte alcançou 11,1 mil curtidas e leitores solicitaram a checagem do conteúdo pelo WhatsApp do Estadão Verifica, 11 97683-7490.

Roger publicou uma foto de protestos na Avenida Paulista de março de 2016, quando milhares foram às ruas defender o governo de Dilma Rousseff. Nessa imagem, publicada no site Esquerda Diário, é possível ver um prédio alto ao lado do Masp. O cantor comparou o registro da manifestação antiga com outra foto do museu, em que o edifício não aparece.

A foto em que não aparece o prédio ao lado do Masp foi feita entre 2010 e 2011. É possível verificar isso no Google Maps. Na ferramenta Street View, podemos ver como a fachada do museu se modificou ao longo dos anos. Em um registro de fevereiro de 2010, o edifício ao lado do Masp não tinha sido erguido; uma foto de abril de 2011 mostra a construção já de pé, mas ainda em andamento. Veja abaixo.

Masp em fevereiro de 2010. Foto: Google Maps

Masp em abril de 2011. Foto: Google Maps

Masp em junho de 2020. Foto: Google Maps.

A imagem antiga do Masp tem a marca do blog “Para Viagem”. Encontramos uma publicação de 22 de abril de 2014 com a foto — que naquela época já estava desatualizada. Mais um indício que o registro do museu não é de “hoje”, como Roger escreve no tuíte.

Foto: Reprodução/Blog Para Viagem

No sábado, 29 de maio, milhares foram à Avenida Paulista para protestar contra o governo, pedir a retomada do auxílio emergencial e reivindicar a vacinação em massa. Veja abaixo uma foto feita pelo Estadão.

Protesto em 29 de maio contra o governo Bolsonaro. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O Estadão Verifica entrou em contato com a banda Ultraje a Rigor e atualizará este texto quando houver resposta.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.