Tuíte de Haddad sobre Bolsa Família viraliza fora de contexto
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Tuíte de Haddad sobre Bolsa Família viraliza fora de contexto

Ao usar o termo ‘bolsa-farelo’, Haddad citava tuíte antigo de Bolsonaro que criticava o programa

Caio Sartori

17 de abril de 2019 | 09h48

Fernando Haddad discursa durante evento para celebrar os 39 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo Foto: Sebastião Moreira/ EFE

Uma imagem com quase 20 mil compartilhamentos no Facebook, criada pelo movimento Vem Pra Rua, deturpa e tira de contexto um tuíte do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). A montagem cita um tuíte em que o ex-presidenciável usa o termo “bolsa-farelo” como ironia ao resgatar uma mensagem antiga na qual o hoje presidente Jair Bolsonaro de fato chama o programa Bolsa Família de “bolsa-farelo”.

No entanto, o viral corta parte da imagem e não mostra que Haddad interagia com Bolsonaro, alegando de modo enganoso que é o petista quem está criticando o programa social criado no governo Lula. A mensagem que acompanha o boato traz o seguinte texto: “O PT é tão contra tudo que agora está contra o Bolsa Família!”

Publicado no último dia 11, o tuíte tinha como gancho o anúncio de que o governo vai passar a pagar uma 13ª parcela do Bolsa Família. “Será que 1/12 do bolsa-farelo (13ª parcela) vai reverter sua situação no Nordeste? Lembrando que você não reajustou o benefício nem pela inflação e seu governo ofende os nordestinos a todo instante?”, questiona Haddad ao resgatar o tuíte antigo de Bolsonaro.

Veja abaixo o tuíte original:

O governo anunciou na semana passada que vai passar a pagar, a partir deste ano, uma 13ª parcela do benefício do Bolsa Família.

Este boato também foi checado pelo site Aos Fatos, e foi monitorado pelo Estadão Verifica por meio de parceria com o Facebook. Saiba mais aqui.

Recebeu algum boato no WhatsApp? Envie para o Estadão Verifica: (11) 99263-7900.