Site inventa declaração de Sérgio Moro sobre acabar com corrupção

Ministro da Justiça é personagem frequente de boatos online

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Ministro da Justiça, Sérgio Moro. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Foto: Estadão

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, não afirmou que "esse país ainda vai se ver livre da corrupção". Publicado originalmente em 2017, o artigo com a declaração inventada tem mais de 270 mil compartilhamentos no Facebook e voltou a ganhar força na rede após a decisão da Câmara de tirar o Conselho de Controle da Atividade Financeira (Coaf) da Justiça.

PUBLICIDADE

O site Jornal Brasil coloca na boca de Moro a declaração de que "jamais entraria para a política, mas agora que estou aqui pelo Brasil e minha maior missão é prender todos os corruptos, o Brasil irá ser livre de corrupção". No entanto, a fala não foi registrada por nenhum órgão de imprensa e o Ministério da Justiça confirmou, por nota, que Moro não disse essas palavras.

O ministro da Justiça é um personagem frequente em boatos online. O Estadão Verifica já desmentiu uma entrevista e uma carta erroneamente atribuídas a Moro. Importante notar que esses textos falsos costumam ter linguagem vaga e frequentemente têm erros de gramática.

Este conteúdo foi selecionado para checagem por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook (saiba mais aqui). Para sugerir verificações, envie uma mensagem por WhatsApp ao número (11) 99263-7900.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.