PUBLICIDADE

É falso que diretor-geral da OMS tenha sido preso pela Interpol

Site canadense que se apresenta como satírico publicou que Tedros Adhanom foi acusado de crimes contra a humanidade, o que não é verdade

Por Pedro Prata
Atualização:

É falso que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, tenha sido preso pela Interpol. Trata-se de uma alegação publicada inicialmente em um site satírico do Canadá, mas que começou a circular, em português, fora de contexto. Leitores solicitaram a checagem deste conteúdo pelo WhatsApp do Estadão Verifica, 11 97683-7490.

Texto foi inicialmente publicado por site satírico. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A mensagem diz que "agências policiais em todo o mundo começaram a visar políticos, empresários e líderes corporativos" por "empurrar vacinas" para a população. O texto é acompanhado de um link para o site em inglês Vancouver Times.

Na página "Sobre nós", é possível ver que o blog produz conteúdo satírico. "Vancouver Times é a fonte mais confiável de material satírico na Costa Oeste. Nós escrevemos conteúdo satírico sobre temas que afetam os conservadores", diz a página. A "notícia" sobre a prisão de Tedros foi publicada no dia 24 de julho -- no dia 27, o diretor-geral da OMS participou de uma reunião para anunciar medidas de controle da varíola dos macacos.

Essa alegação também chegou a outras redes sociais sem o aviso de se tratar de uma sátira, o que fez alguns usuários entenderem se tratar de uma notícia verdadeira. No Twitter, um homem questionou "Por que ninguém fala nada sobre a prisão do Tedros?", enquanto outro comemorou como "melhor notícia de todas".

Esse conteúdo também foi checado por Boatos.org e Aos Fatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.