É falso que vídeo mostre Roberto Requião caindo de cavalo na lama

Montagem que circula no Telegram adultera fotos do ex-governador paranaense andando a cavalo; na realidade, quem levou tombo foi um senhor de camisa amarela

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

É montagem um vídeo que circula no Telegram e sugere que o ex-governador do Paraná Roberto Requião (PT) teria caído em uma poça de lama enquanto andava a cavalo. Na verdade, quem leva o tombo é um senhor não identificado que usa blusa amarela.

 Foto: Estadão

O vídeo enganoso começa com duas imagens do ex-senador Requião montado em um cavalo. Ele parece usar uma camisa amarela mas, na verdade, as fotos foram adulteradas digitalmente. Nas fotografias originais, o político usa uma camisa de cor azul. Os registros foram feitos durante uma cavalgada em Catanduvas (PR), em abril de 2008.

Foto original de Requião (à esquerda) foi adulterada para mudar a cor da camisa do ex-governador (direita). Foto: Jorge Woll/Divulgação

PUBLICIDADE

Em seguida, o vídeo mostra um homem de amarelo tentando atravessar um lamaçal montado em um cavalo. Ele se atrapalha e cai na lama; os outros cavaleiros que o acompanham riem. Como a resolução do vídeo é muito baixa, não é possível identificar o rosto do homem que caiu.

Ao procurar por "Requião cai do cavalo", encontramos uma versão mais longa do vídeo, publicada em 2014 no YouTube. A gravação mostra o homem saindo da lama e indo tomar um banho de riacho. Antes disso, ele fala olhando para a câmera, dando risada. É um homem de bigode que não se parece com o ex-governador. A voz e o sotaque não se assemelham aos de Requião. Outras publicações do vídeo, ainda mais antigas, têm título "Tombo de cavalo muito legal" e "Tombo do gaúcho".

A montagem que sugere que Requião caiu do cavalo circula ao menos desde 2014 na internet. Naquele ano, o político era candidato ao governo do Paraná e entrou na Justiça para pedir que o vídeo fosse retirado do ar. Segundo o site Bem Paraná, o juiz Lourival Pedro Chemim acatou o pedido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.