PUBLICIDADE

É falso que Paris e Nova York tenham prestado apoio a atos do 7 de Setembro

Fotos antigas da Torre Eiffel e do Empire State Building foram tiradas de contexto

Por Pedro Prata
Atualização:

Voltaram a viralizar nas redes sociais fotos da Torre Eiffel, em Paris, e do Empire State Building, em Nova York, iluminados por luzes verdes e amarelas. Usuários do Facebook compartilham as imagens como se mostrassem apoio das duas cidades aos atos bolsonaristas de 7 de Setembro. Esta alegação é falsa porque as ambas as fotos são antigas.

"Nova York e Paris também apoiando o Brasil na manifestação", diz uma das postagens publicada na noite de segunda-feira, 6. Ela foi compartilhada ao menos 1,4 mil vezes no Facebook.

Para conferir a veracidade da alegação, utilizamos o mecanismo de busca reversa do Google. Ele identifica outros sites em que aquela imagem foi publicada (veja aqui como você pode fazer).

Imagens antigas são tiradas de contexto. Foto: Reprodução

Empire State Building

Encontramos a foto do Empire State Building na conta oficial do edifício no Twitter, em 10 de novembro de 2019. Tratava-se de uma homenagem à data da Independência do Brasil, em 2018.

"Junto com o Consulado-Geral do Brasil em Nova York, nossa torre vai brilhar em verde, amarelo, azul e branco esta noite para homenagear o Dia da Independência do Brasil", diz o tuíte.

O Empire State Building possui um site com a programação das homenagens. Lá não consta nenhum apoio a manifestações no Brasil no mês de setembro de 2021. O topo do prédio foi iluminado de vermelho, azul e branco na noite do dia 6 deste mês, em celebração do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.

Publicidade

Torre Eiffel

A mesma foto da Torre Eiffel utilizada no boato foi publicada pelo jornal italiano La Reppublica, em 2016. A imagem viralizou naquele ano e muitos usuários se questionaram se seria um gesto de solidariedade às vítimas de um atentado terrorista no Paquistão -- cujas cores da bandeira são verde e branco. O jornal explicou se tratar de uma homenagem mais antiga ainda, de 2007, quando a França sediou o campeonato mundial de rugby.

De acordo com uma reportagem do jornal britânico The Independent, as cores branca e verde representavam o campo onde se disputa a partida de rugby.

Manifestações e desinformação

PUBLICIDADE

Milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram às ruas se manifestar em defesa do seu governo no feriado de 7 de setembro. Muitos deles carregavam faixas com pautas antidemocráticas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e intervenção militar.

É comum que fotos e vídeos circulem fora de contexto nas redes em datas de grandes protestos. O Estadão Verifica mostrou que eram antigos dois vídeos que circulavam nas redes como se mostrassem a preparação para o 7 de Setembro. Um deles mostrava uma fila de pessoas comprando camisetas de apoio a Bolsonaro e outro mostrava um protesto de produtores rurais.


Publicidade

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Em alta
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.