Piada com painel do 'Encontro com Fátima Bernardes' circula fora de contexto no Facebook

Vídeo humorístico em que apresentadora mostra mural com a hashtag #globolixo foi exibido originalmente no quadro Isso a Globo Não Mostra, do Fantástico; no programa original, Fátima comenta sobre os 10 anos da morte de Michael Jackson

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Um vídeo humorístico sobre o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, circula fora de contexto no Facebook. No clipe, a apresentadora mostra um mural com as hashtags mais comentadas na internet e várias delas são contrárias à emissora, como #globolixo e #foraredeglobo. Mas isso não aconteceu de verdade: trata-se de uma brincadeira do quadro Isso a Globo Não Mostra, exibido pelo Fantástico. 

Muitos usuários do Facebook não entenderam a piada: entre os comentários de uma postagem do vídeo, com 29 mil compartilhamentos, várias pessoas perguntam se a situação ocorreu de verdade.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A brincadeira foi exibida originalmente em 7 de julho de 2019. Fátima avisa que o Encontro vai passar a mostrar os assuntos mais comentados na internet em um telão; quando ela mostra o painel, é exibida uma montagem com várias hashtags de crítica à emissora. O quadro do Fantástico também ironizou outras atrações da Globo, como as novelas A Dona do Pedaço e Malhação, além dos programas de auditório Altas Horas e Domingão do Faustão.

Fátima exibiu o painel de hashtags em 25 de junho de 2019, no programa comemorativo de 7 anos no ar. Não há nenhuma frase crítica à Globo. Entre os assuntos mostrados, estão menções a futebol, como "Flamengo", "Corinthians", "Palmeiras", "Neymar", "Brasil x Paraguai", comentários sobre Fies e resultados da Quina, além da hashtag #10yearswithoutMichaelJackson, em homenagem ao cantor pop. 

Fátima Bernardes retornou ao Encontro nesta segunda-feira, 22, depois de seis semanas afastada para fazer uma cirurgia no ombro. Ela comentou que foi um período difícil de recuperação, e que tem feito fisioterapia na água.

O site Boatos.Org publicou uma checagem semelhante.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.