Boato falso sobre ‘poupança’ de Lula em Luxemburgo volta a circular
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Boato falso sobre ‘poupança’ de Lula em Luxemburgo volta a circular

Texto afirma que ex-presidente tem conta com US$ 108 milhões no país europeu; governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tal alegação

Alessandra Monnerat

07 de junho de 2019 | 17h39

Um boato antigo sobre uma poupança em Luxemburgo pertencente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no valor de US$ 108 milhões voltou a ganhar tração no Facebook nesta semana. Apesar de a alegação sobre o petista circular desde 2016, não há evidências que comprovem a existência do dinheiro no exterior. O Estadão Verificapublicou uma checagem sobre o assunto em parceria com o Projeto Comprova em agosto do ano passado.

Ex-presidente Lula. FOTO: HELVIO ROMERO/ESTADÃO

Ao Comprova, o governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tais alegações. Em nota, a assessoria do petista afirmou na época que Lula não possui nenhuma conta no exterior. “Todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato”, disse.

Além disso, não há registros na imprensa da suposta “notícia” sobre a poupança de Lula. O texto do boato é vago, não menciona datas ou locais específicos, e também não cita fontes confiáveis. Uma parte do artigo é copiada da página da Wikipédia sobre Luxemburgo.

Várias agências de checagem já classificaram este boato como falso: Boatos.Org, AFP Checamos e Agência Lupa. Esta verificação foi feita por meio da parceria com o Facebook. Para sugerir checagens, envie uma mensagem por WhatsApp para (11) 99263-7900.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.