É falso que público tenha reagido com coro de 'mito' a protesto de Nando Reis contra Bolsonaro

Vídeo de apresentação do cantor com áudio editado viralizou para exagerar apoio ao presidente

PUBLICIDADE

Por Pedro Prata
Atualização:

O vídeo de um protesto de Nando Reis contra o presidente Jair Bolsonaro em um show em Minas Gerais foi alterado para incluir gritos de "mito" do público. A gravação original permite ver que o cantor recebeu aplausos e vaias, mas o coro com apoio ao presidente não existiu. Esse vídeo foi compartilhado ao menos 2,8 mil vezes no Facebook.

 Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Na gravação viral, Nando Reis diz "fora, Bolsonaro" e se posiciona favoravelmente aos povos indígenas. É então que começa o suposto coro de "mito". Ele então diz que "quem está vaiando, não está sacando nada. A gente quer paz e não pode ter um homem que quer guerra".

Uma busca no Google com os termos "Nando Reis fora bolsonaro" levou a uma notícia da CNN Brasil. A emissora informou que a manifestação ocorreu no festival Prime Rock Brasil, em Belo Horizonte, em 16 de julho.

Logo após a rapper guarani-kaiowá Anarandá MC, convidada de Nando Reis, deixar o palco, o público começa a gritar xingamentos contra o presidente. O cantor então se posiciona também contra Bolsonaro, e alguns aplausos e vaias podem ser ouvidos. O coro de "mito" não existiu. Confira a íntegra da apresentação:

No Twitter, o cantor falou mais uma vez que o áudio do vídeo original foi deturpado e que a maioria do público exaltava as críticas ao chefe de Estado. "O artista Nando Reis jamais se intimidará por medo de manifestar a sua opinião enquanto parte da classe artística, mas, sobretudo, como cidadão brasileiro."

Estadão Verifica já mostrou que conteúdos virais podem ter seu áudio editado para confundir. Já mostramos que o vídeo de um rapper francês foi editado para incluir vaia a funk de Bolsonaro.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.