Montagem altera frase de jornal da GloboNews sobre 'clima de tensão' entre militares

Tarja de telejornal foi editada para parecer que emissora falava sobre ‘clima de tesão’

PUBLICIDADE

Por Gabi Coelho
Atualização:

Circula nas redes sociais uma montagem com a tarja do telejornal Edição das 10, da GloboNews. Na imagem, o jornalista Valdo Cruz aparece junto da frase: "Clima dentro das Forças Armadas é de tesão". Mas na transmissão original, de 4 de junho de 2021, a palavra que aparece escrita é "tensão". 

 

PUBLICIDADE

Cruz comentava que o comandante-geral do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, livrou o general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, de punição por ter participado de ato político em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio - o que é proibido pelas normas militares. 

O vídeo do comentário de Valdo está disponível neste link. No início da fala do jornalista da GloboNews, era exibida a legenda "a imagem do Exército após livrar Pazuello de punição". Em seguida, por volta da marca de 03 minutos e 17 segundos é possível notar que o texto muda para "clima dentro das Forças Armadas é de tensão" - momento em que Valdo Cruz comenta sobre militares que ficaram descontentes com a decisão de não punir Pazuello.

A montagem surgiu nas redes sociais em junho de 2021. Na época, o serviço Fato ou Fake publicou uma checagem sobre o assunto. O telejornal Edição das 18h também desmentiu o boato na ocasião. 

A imagem voltou a viralizar nesta semana. No Twitter, uma publicação da atriz Dira Paes da última segunda-feira, 12, obteve mais de 25 mil curtidas.

[embed]

[/embed]

Publicidade

Em nota, a assessoria da atriz explicou que ela não sabe a origem da imagem e que a artista "apenas fez um comentário humorado sobre a imagem, sem críticas". 

Este boato também foi alvo de checagem do site Aos Fatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.