Meus Caros Amigos, não espalhem Paratodos que Chico Buarque não escreve as próprias letras. Pode ser A Gota d’Água

Meus Caros Amigos, não espalhem Paratodos que Chico Buarque não escreve as próprias letras. Pode ser A Gota d’Água

Nem sua família vai lhe perdoar se você passar adiante esse boato alimentado por vídeo fora de contexto

Alessandra Monnerat

04 de dezembro de 2019 | 15h59

Uma brincadeira do cantor e escritor Chico Buarque circula fora de contexto para fazer parecer que ele compra composições e as assina como se fossem suas. Um vídeo em que Chico faz piada sobre um “fornecedor” de músicas chamado Ahmed, na verdade, faz parte do DVD Desconstrução, lançado em 2006. 

O verdadeiro sentido da gravação já foi apontado em várias checagens desde 2016, mas o boato continua a confundir pessoas — leitores solicitaram a verificação do vídeo por meio do WhatsApp do Estadão Verifica (11) 99263-7900 e uma publicação no Facebook do final de novembro obteve 13 mil compartilhamentos.

Chico Buarque

Chico Buarque, poeta e músico, em 2005 Foto: Joao Wainer /DIVULGACAO

Uma resenha da Folha de S. Paulo publicada na época do lançamento do DVD de Chico cita a brincadeira do compositor. Segundo o artigo, o filme dirigido por Bruno Natal mostra os bastidores da produção do disco Carioca e contém várias piadas e conversas informais com o cantor, ao invés das tradicionais entrevistas. 

O boato de que Chico compra composições foi desmentido pelos sites Boatos.Org e E-Farsas, além dos jornais O Globo, Extra e Jornal do Commercio.

Este ano, Chico Buarque recebeu o Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra, a maior distinção em literatura da língua portuguesa. Ele foi o primeiro músico e o 13º brasileiro a receber o prêmio.

Tudo o que sabemos sobre:

chico buarquefake news [notícia falsa]

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.