PUBLICIDADE

Mensagem viral sobre inteligência emocional é erroneamente atribuída a Anthony Hopkins

Texto foi escrito por escritora independente e pode ser encontrado em blog em inglês

Por Pedro Prata
Atualização:

É falso que o ator Anthony Hopkins tenha escrito um texto que começa com a frase "Deixe as pessoas que não estão prontas para te amar". Essa mensagem já foi compartilhada ao menos 1,6 mil vezes no Facebook com a autoria errada.

Anthony Hopkins: duas vezes ganhador do Oscar de Melhor Ator. Foto: Mario Anzuoni/Reuters

PUBLICIDADE

O Estadão Verifica fez uma busca com os termos "Anthony Hopkins", "te amar" e "conversas difíceis" no site de monitoramento de redes sociais CrowdTangle para identificar qual foi a postagem no Facebook mais antiga com a mensagem. A publicação é de setembro de 2020 e diz que o texto seria "atribuído" a Hopkins.

A mensagem voltou a viralizar recentemente e é mais categórica ao atribuir ao ator a mensagem. Uma postagem analisada dizia "Palavras brutais de Anthony Hopkins". O texto começa da seguinte maneira: "Deixe as pessoas que não estão prontas para te amar. Essa é a coisa mais difícil que você terá que fazer na sua vida e também será a coisa mais importante".

O site de checagens Snopes encontrou o texto, em inglês, publicado no site Thought Catalog, em dezembro de 2018. O site contém ensaios publicados por escritores amadores e independentes. O texto erroneamente creditado a Hopkins na verdade foi escrito por Brianna Wiest, autora de ensaios sobre inteligência emocional.

Brianna Wiest foi procurada por e-mail, mas não respondeu.

Anthony Hopkins é um ator galês premiado duas vezes com o Oscar. Seus papéis mais importantes foram o serial killer canibal Hannibal Lecter em Silêncio dos Inocentes (1991) e um homem que sofre com a doença de Alzheimer em Meu Pai (2020).


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.