Não há registro de que Margaret Thatcher tenha dito que 'todo esquerdista é incompetente'

Fundação que reúne declarações da ex-primeira ministra não tem registro de citação que viralizou nas redes

PUBLICIDADE

Por Pedro Prata
Atualização:

Não há indícios de que a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher tenha dito que "todo esquerdista é um incompetente fracassado que acha que as pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa". Essa frase é atribuída a ela em postagens virais no Facebook, mas não há registros confiáveis de que isso seja verdadeiro. 

Estadão Verifica buscou no repositório da Margareth Thatcher Foundation -- instituição que reúne transcrições de discursos, entrevistas e outras declarações da ex-premiê -- pela expressão "pessoas de sucesso", contida na frase viralizada. Há apenas oito resultados, e em nenhum deles há ofensas a pessoas de esquerda.

 Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Por exemplo, em 1950, ao comentar sobre impostos, Margaret Thatcher disse que a tributação não deveria ser usada para "punir" quem "ganhou mais que o próximo": "As pessoas bem-sucedidas não devem ser penalizadas a repartir com aqueles que não trabalharam tanto quanto aqueles que trabalharam".

Em duas declarações em 1975, uma em discurso na cidade de Luton e outra em entrevista à Rádio BBC2, Thatcher diz querer construir um Reino Unido "em que as pessoas de sucesso queiram ficar". Ela voltaria a esse tema em 1988, desta vez em fala a um programa de TV da BBC1.

Outras agências de checagem não puderam confirmar a veracidade da citação sobre "esquerdistas". O biógrafo de Thatcher, Charles Moore, disse ao site Aos Fatos que "ela (Thatcher) não falava desse jeito e, embora não gostasse muito do socialismo, admirava alguns socialistas."

Já o site Observador entrou em contato Cris Collins, membro da Margaret Thatcher Foundation, para verificar se ela realmente teria dito a frase acima. O site identificou uma versão muito semelhante da postagem circulando, em 2020, com a palavra 'comunista' no lugar de 'esquerdista'.

Collins disse que não poderia ter 100% de certeza, mas que não encontrou registro da frase em fontes oficiais. "Não era a sua forma de pensar. Na sua visão, os comunistas eram bons no que faziam, o problema é que eram destrutivos - 'Eram bons a fazer o mal'", afirmou.

Publicidade

A fundação foi criada em 1991 para trabalhar pela "liberdade política e econômica", informa um texto em seu site. Um de seus principais trabalhos foi financiar a distribuição para universidades de uma coletânea de todas as falas públicas proferidas por Thatcher.

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido, entre 1979 e 1990. Sua administração foi pautada por políticas neoliberais de desregulamentação do sistema financeiro, privatização de empresas estatais e diminuição da influência dos sindicatos. Ganhou o apelido de Dama de Ferro.

Desconfie de conteúdos imprecisos. A postagem aqui checada não informava o local nem a data em que Thatcher teria dito a frase. Também é importante se certificar de que a citação de alguma personalidade esteja respeitando o contexto original em que foi dita.

O Estadão Verifica entrou em contato por e-mail com a Margaret Thatcher Foundation, mas não obteve resposta até a publicação.


CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.