Em vídeo, Lula diz que não vai 'enganar o povo mais uma vez' sobre formação de 'frente ampla'

Entrevista de 2020 com o ex-presidente viralizou nas redes sociais, com trecho que não revela assunto ou data da fala

PUBLICIDADE

Por Jullie Pereira
Atualização:

Um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele diz que não vai "enganar o povo mais uma vez" circula fora de contexto nas redes sociais. Na gravação, o petista respondia sobre a possibilidade de formação de uma "frente ampla" contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Mas o trecho é compartilhado com recortes que não permitem saber a data do vídeo nem ao que o petista se referia.  

A frase foi tirada de uma entrevista ao jornal El País, em 7 de outubro de 2020, com mais de 1h30 de duração. O trecho que foi recortado e viralizou nas redes sociais tem apenas oito segundos, e foi exibido no programa Os Pingos nos Is, da emissora Jovem Pan.

 

PUBLICIDADE

Na conversa com jornalistas do El País, Lula comenta sobre a possibilidade de formar uma "frente ampla" contra Bolsonaro. O ex-presidente critica a expressão "frente ampla" e diz que não iria enganar o povo apenas para "mudar a nomenclatura". Para o petista, o termo estaria sendo usado com um significado de "mágica". 

"Mas fazer um arranjo por cima, apenas para mudar a nomenclatura, sem dizer o que vai acontecer com o povo pobre...", disse. "Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais. E eu não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo. Só tem sentido fazer uma frente ampla se for para devolver ao povo trabalhador deste país os direitos que tiraram dele", continuou. 

Veja o comentário abaixo, a partir dos 63 minutos.

No Facebook, uma postagem com o trecho do programa Os Pingos nos Is foi visualizada 430 mil vezes e compartilhada mais de 91 mil. O vídeo foi ao ar em 8 de outubro de 2020, com tarja que diz: "Lula entra no modo sincerão. Ex-presidiário promete não enganar o povo mais uma vez". Os integrantes do programa não mencionam o contexto nem a data da entrevista com Lula. Estadão Verifica entrou em contato com a Jovem Pan, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

A frase de Lula sobre "não enganar o povo outra vez" foi tirada de contexto em outra ocasião, em postagem de maio de 2021 com cinco supostas frases do ex-presidente. 

Publicidade

Esta checagem também foi feita por AFP Checamos.


Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente. Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.