PUBLICIDADE

É falso que comandante dos Fuzileiros Navais dos EUA tenha ido contra vacina obrigatória

General David H. Berger postou foto recebendo injeção e reforçou importância da vacinação para militares; agentes que não se imunizarem até o fim do mês serão desligados da corporação

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

É falso que o comandante dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, David H. Berger, tenha se posicionado contra a vacinação obrigatória de militares em um telefonema ao secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin. Circula no WhatsApp um texto que afirma que o general teria dito que "se você tentar vacinar à força mesmo um dos meus fuzileiros navais, é melhor vir armado" -- o que não é verdade.

Leitores pediram a checagem deste conteúdo pelo número (11) 97683-7490 (clique para mandar uma mensagem).

Vacinação contra a covid na base de Quantico, na Virgínia. Foto: U.S. Marine Corps photo by Pfc. Kayla LaMar

PUBLICIDADE

O texto começou a circular em agosto, divulgado por um site conhecido por publicar notícias falsas. Segundo a narrativa fantasiosa, o general Berger teria ligado para Austin depois do anúncio feito pelo Pentágono de que a vacinação seria obrigatória para todos os militares. O comandante dos fuzileiros navais teria afirmado que a medida não se estenderia à sua divisão e que a vacina era "potencialmente perigosa". O texto afirma ainda que Berger chamou Austin de "covarde" e "traidor".

Nada disso é verdade. Em nota ao jornal USA Today e às agências Reuters e AFP, o Corpo de Fuzileiros Navais desmentiu o boato, afirmando que o texto era "satírico" e que não era "factual ou preciso".  

Além disso, não há qualquer registro de declarações públicas de Berger contra a vacinação. Em dezembro de 2020, ele tuitou uma foto da injeção que recebeu contra covid. "Foi ótimo ver muitos profissionais da área médica recebendo suas vacinas também", escreveu ele. "Assim que a vacina for disponibilizada, encorajo todos os fuzileiros navais e suas famílias a tomarem a vacina para retardar a propagação do vírus".

Em novembro, em entrevista ao veículo Marine Times, ele culpou a desinformação online pela não adesão de alguns fuzileiros à vacinação contra covid. Berger afirmou ainda que a obrigatoriedade em se imunizar não é nova para a corporação. Segundo ele, recusar-se a tomar a vacina vai contra a missão dos militares. 

"Temos que estar prontos para a ação, o tempo todo", disse. "Somos a força de prontidão, temos que estar prontos para a ação. Só para passar pelo campo de treinamento, é preciso tomar 12 vacinas".

Publicidade

Os fuzileiros têm até o dia 28 de novembro para se vacinar; caso não atendam ao prazo, serão dispensados. No início do mês, 88% dos militares da ativa estavam completamente imunizados, e 93% já tinham começado o esquema vacinal. Entre os reservistas, 56% estão completamente vacinados, e 69% tinham tomado apenas uma dose de imunizante.

Berger defendeu sanções àqueles que não se vacinarem. "É preto no branco. Devemos nos proteger", disse ao Marine Times.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.