Fotos antigas são usadas para representar público de Festival Lula Livre
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Fotos antigas são usadas para representar público de Festival Lula Livre

Uma das imagens compartilhadas como se fossem recentes foi feita na Venezuela em 2012

Alessandra Monnerat

19 de novembro de 2019 | 09h20

Imagens antigas têm sido compartilhadas no Facebook para representar o público que compareceu ao Festival Lula Livre, neste domingo, 17, no Recife. Uma das fotos foi tirada durante a campanha de Fernando Haddad à Presidência, no ano passado. O outro registro é ainda mais antigo: foi feito em 2012 em manifestação de apoio ao ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez.

Com uma ferramenta de busca reversa de imagem é possível encontrar os registros originais de fotos na internet. Uma das fotografias compartilhadas como sendo do festival Lula Live foi tirada por Ricardo Stuckert e compartilhada no site da campanha petista em 22 de setembro do ano passado. A foto também foi publicada em sites como Revista Fórum e Vermelho.Org.

Foto é da campanha presidencial do ano passado. Foto: Reprodução/Facebook

Outra imagem divulgada recentemente no Facebook já havia sido publicada em 2012 para ilustrar marchas em apoio ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez na cidade de Maturín. A foto aparece em artigos em blogs datados de setembro daquele ano, com créditos da Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

Este conteúdo foi checado por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook. Agência Lupa e Aos Fatos também verificaram essas publicações.

Tendências: