PUBLICIDADE

Foto de 'rachadura' na ponte Rio-Niterói é, na verdade, junta de dilatação

Por Alessandra Monnerat
Atualização:
Ponte Rio-Niterói. Foto: Marcos de Paula / Estadão

A foto de uma espécie de vão na ponte Rio-Niterói voltou a viralizar no Facebook nesta semana. A legenda afirma se tratar de uma "tragédia anunciada", dando a entender que seria uma falha na construção. O espaço mostrado na via é, na verdade, a chamada junta de dilatação, prevista no projeto original, que tem o objetivo de acomodar o concreto quando ele se dilata ou se contrai segundo a variação de temperatura.

PUBLICIDADE

Essa mesma imagem já circula nas redes sociais pelo menos desde 2014, quando o site Boatos.Org checou o rumor. Em 2017, o jornal O Globo confirmou que a legenda alarmista da foto era falsa. A concessionária Ecoponte, que gerencia a ponte Rio-Niterói, divulgou na época uma nota que esclarecia o propósito da junta de dilatação:

"As juntas são adotadas em grandes obras e servem para acomodar as estruturas de concreto que dilatam com variações de temperatura", comunicou a concessionária. "Elas contribuem para a segurança da ponte, pois evitam os desgastes das estruturas de concreto em casos de dilatação."

Vão da foto é espaço projetado para acomodar dilatação do concreto com mudança de temperatura. Foto: Reprodução/Facebook

Esse conteúdo foi checado por meio da parceria entre Facebook e Estadão Verifica. Para sugerir verificações, envie uma mensagem para (11) 99263-7900.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.