Pedro Prata
31 de dezembro de 2020 | 15h15
É de 2018 uma foto que mostra uma multidão tomando a avenida Champs-Elysees, em Paris, na França. Ela viralizou com uma legenda que afirma se tratar de uma manifestação “acontecendo agora” e que seria contra a “esquerda”, mas na verdade mostra comemoração após a vitória da França na Copa do Mundo da Rússia. Este conteúdo foi compartilhado ao menos 1,7 mil vezes no Facebook.
Foto: Reprodução
O Estadão Verifica utilizou o mecanismo de busca reversa de imagens do Google para identificar a origem da fotografia utilizada. Ele permite identificar outras vezes em que a foto foi utilizada anteriormente.
A imagem utilizada pelo boato está disponível no banco de imagens Getty Images. Ela foi clicada pelo fotógrafo Ludovic Marin, da AFP, em 15 de julho de 2018. Segundo a legenda, ela mostra pessoas comemorando a vitória da França sobre a Croácia por 4 a 2 na final da Copa do Mundo da Rússia.
Ao comparar a imagem viral com a foto original, é possível identificar a projeção de imagens em um prédio próximo à multidão, o que permite confirmar se tratar da mesma situação.
Franceses comemoravam o bicampeonato mundial de 2018. Foto: Reprodução
Este conteúdo também foi checado por Agência Lupa, Aos Fatos e AFP Checamos.
Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.
Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.