PUBLICIDADE

Foto de motociclistas mostra protesto na Lituânia, não ato de apoio a Bolsonaro

Imagem foi tirada de contexto nas redes sociais com legendas que afirmavam se tratar de ato a favor do governo durante inauguração de ponte sobre o Rio Madeira

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

A foto de um protesto de motociclistas na Lituânia circula fora de contexto no WhatsApp e no Facebook. A imagem tem sido compartilhada com mensagens que afirmam se tratar de uma demonstração de apoio ao presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração da Ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira.

 Foto: Estadão

Por meio da ferramenta de busca reversa de imagem, é possível encontrar o contexto original da foto. A busca retorna uma checagem da AFP de 2020, que mostra que a foto é de 23 de agosto daquele ano. Naquela data, lituanos fizeram um protesto na fronteira com a Bielo-Rússia contra o líder autoritário Alexander Lukashenko.

PUBLICIDADE

A verificação da AFP indicou que a foto estava sendo compartilhada em outro contexto: postagens em 2020 afirmavam que a imagem era de um protesto contra o assassinato de fazendeiros na África do Sul. 

Bolsonaro de fato participou da inauguração da Ponte do Abunã na última sexta, 7. A estrutura sobre o Rio Madeira liga os Estados de Rondônia e Acre e teve investimento de R$ 160 milhões. 

A construção foi utilizada em outras postagens enganosas nas redes sociais. Em agosto de 2020, o Projeto Comprova mostrou que a obra teve início em 2014, ainda no governo de Dilma Rousseff (PT); em dezembro de 2018, um mês antes de Bolsonaro assumir a presidência, as obras da ponte já estavam 85% concluídas.

Leitores solicitaram a checagem deste conteúdo por WhatsApp, 11 97683-7490.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.